22/08/2013

Bolo Panetone e Pudim de Ricota

Bolo-panettone-e-pudim-de-ricota

O panetone é um bolo/pão tradicional da época Natalícia e tem origem milanesa, vinda do norte da Itália. Existem várias lendas que explicam a sua origem, mas a mais conhecida é esta: Diz uma antiga lenda diz que o panetone foi criado no século XVII por um padeiro da região da Lombardia chamado Toni que se apaixonou por uma moça e para impressionar seu sogro criou uma nova receita de pão recheada com frutas cristalizadas. Com o tempo esse pão recebeu o nome de "pao di toni" ou seja o pão do toni hoje chamado de panetone.
O esta pão doce natalício possui uma fragância discreta de baunilha, recheada de frutas secas: damasco, laranja, limão, figo, maçã, cidra e passas.


Queijo Ricota

Zuccotto, é uma sobremesa tradicional do norte de Itália, normalmente é feita com massa normal, mas durante a época natalícia é uma excelente maneira de utilizar as sobras de panetone.



Ingredientes:

1kg de queijo ricota
140g de açúcar refinado
70g de frutas cristalizadas, picadas
40g de flocos de amêndoa
50g de raspas de chocolate
1 colher de sopa de cacau em pó, além de extra para polvilhar
600g de panetone
175ml de Vin Santo ou outro vinho doce de sobremesa
     
     


Preparação:
  1. Misture metade do queijo ricota e metade do açúcar numa tigela até ficar homogéneo e cremoso. Dobre com metade da fruta cristalizada, metade das amêndoas e metade do chocolate até misturar bem.
  2. Misture o queijo ricota, açúcar, e o cacau em pó numa tigela separada até ficar homogéneo e cremoso. Misture o restante das frutas cristalizadas, amêndoas e chocolate. Reserve.
  3. Coloque num recipiente com cerca de 15cm de diâmetro papel de plástico, deixando bastante excesso ao redor da borda (suficiente para cobrir no final).
  4. Corte dois pedaços redondos do panetone e corte o restante longitudinal em fatias de 2.5cm.
  5. Coloque no recipiente as fatias de panetone, e, utilizando um pincel, pincele três quartos do Vin Santo sobre o pão. Coloque na mistura o chocolate e o queijo ricota, em seguida, pressione um dos discos de panetone no topo. Regue com mais um pouco de Vin Santo.
  6. Coloque na mistura o restante queijo ricota, pressione o disco de panetone no topo, e depois regue com o restante Vin Santo.
  7. Cubra o topo com o restante papel de plástico, coloque um peso em cima, e deixe arrefecer no frigorífico durante pelo menos seis horas.
  8. Para servir, retire o pudim do frigorífico, retire o peso e descole o papel de plástico de cima do pudim. Inverta o pudim sobre um prato, cuidadosamente retire a tigela e retire o filme aderente. Polvilhe com cacau em pó.

- Receitas.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...