12/03/2014

Arroz Chau-Chau

receita-arroz-chau-chau


Ingredientes:

Arroz - 1 Copo
Água - 2 Copos
Cenoura - 1
Ovo - 1
Alho - 2 Dentes
Ervilhas - Uma mão
Sal - Uma pitada
Cebolinho - Uma pitada
Molho de Soja - Uma pitada
Azeite - A gosto
Pimenta - A gosto

 

 Instruções:

Primeiro como notas, eu uso ervilhas congeladas, o que poupa o trabalho, se usares ervilhas frescas cozinha estas com antecedência e junta perto do fim com o cebolinho picado.
Começa por cozer o arroz, usa um arroz com um bago que crie um arroz bem seco, por isso nada de arroz de rissoto ou arroz carolino, tu queres agulha, basmati ou vaporizado, cozinha normalmente 1 copo de arroz para 2 copos de água quente, e uma pitada de sal e um fio de azeite e deixa cozer.
Quando o arroz estiver 5minutos de estar pronto, acrescenta uma mão de ervilhas congeladas e deixa o arroz acabar de cozinhar.
Enquanto o arroz está a cozinhar, pica o alho e a cenoura e põe numa frigideira a fritar com um fio de azeite, até ficarem bem dourados, depois retira do lume e tira as cenoura e alho da frigideira e deixa a frigideira de parte e espera o arroz estar pronto.
Depois de teres o arroz com as ervilhas bem cozinhado e seco leva a frigideira ao lume com uns belos fios de azeite, com o fundo bem coberto, e deixa o azeite aquecer bem, deita o arroz e vamos fritar o arroz, por uns minutos.
Depois acrescenta a cenoura com o alho e frita mais um pouco, deita o ovo batido e sempre a mexer para criar uns frangalhos de ovos, depois uma pitada de cebolinho bem picado, seguido por uns fios de molho soja e mexe bem, tu queres que fique bem seco, prova e retifica sal, pimenta ou molho de soja até ficar bem seco e delicioso.
Serve sozinho ou a acompanhar um belo bife ou franguito.
Dicas:
 Podes fazer o arroz com bastante antecedência. Eu gosto de fritar com azeite, mas para um sabor mais limpo (porque azeite tem sabor) podes trocar por óleo de girassol. Podes acrescentar quando vais fritar o arroz, fiambre, frango ou bacon antes de juntares o arroz.


 http://www.iguaria.com/prato-principal/acompanhamento/arroz-chau-chau/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...