Por que cozinhar os alimentos no vapor?




Imagine uma alimentação saudável aliada a um método de preparação simples e rápido. Imaginou? Então pode parar de imaginar, pois isso é possível com o cozimento no vapor. 
Além de ser um modo de cozinhar muito simples, esse tipo de preparo preserva melhor os nutrientes dos alimentos. A explicação é simples. No modo tradicional, quando adicionamos água nos alimentos para cozinhar, grande parte dos nutrientes presentes ali acaba sendo transferido para a água durante o processo de cozimento, o que fatalmente acaba deixando o alimento mais pobre no que diz respeito a sua composição nutricional. Cozinhando a vapor isso não acontece, uma vez que o alimento nem ganha e nem perde água. 

Mas as vantagens de cozinhar no vapor não param por aí. A comida fica muito mais saborosa quando preparada dessa forma. Os legumes ficam mais crocantes e saudáveis, e as carnes mais macias e suculentas. Uma outra vantagem é que o valor calórico dos alimentos tende a diminuir, uma vez que não é utilizado óleo ou outro tipo de gordura. Como se não bastasse, pesquisas apontam que quem consome alimentos cozidos no vapor tem menos chances de desenvolver câncer, diabetes, problemas de visão e do coração. 

A variedade de alimentos que podem ser preparados no vapor é muito mais vasta do que imaginamos. Na lista entram também as verduras, peixes, frutos do mar, aves e carnes magras, que precisam ser previamente bem temperadas antes do processo. 

Atualmente existem no mercado diversos tipos de panelas próprias para cozinhar no vapor, mas também é possível usar utensílios que você já tem em casa. Entre as opções, é possível improvisar com uma peneira de alumínio, escorredor de macarrão ou até cestos que tenham orifícios para a passagem do vapor. Para um resultado mais eficiente, o ideal é que o recipiente se encaixe na panela em que será colocada a água. 

Algumas dicas podem fazer toda a diferença para um cozimento adequado. Uma delas é não deixar o alimento encostar a água durante o cozimento. Outra dica, que pode ajudar a dar mais sabor à preparação, é temperar a água com temperos aromatizantes, como o gengibre, folhas de louro e ervas. Ao invés de usar água para cozinhar, também podem ser usados sucos, leite ou vinhos. Também é recomendável reduzir o fogo durante o cozimento e evitar abrir a panela durante o processo. Além disso, evite abrir a panela enquanto estiver cozinhando, isso pode interromper a circulação do vapor. É importante também manter uma panela com água fervente, de reserva, caso seja necessário completar mais água. 

E aí, anotou as dicas? Agora que você já conhece um pouco mais sobre o funcionamento e as vantagens de cozinhar no vapor, é só correr para a cozinha!  


Fonte: Cupom Now – Cupom de desconto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...