26/05/2021

Pavlova com doce de ovos, Amêndoa e Pinhão

Ingredientes:

Claras de ovo (Ovos L) 9
Açúcar 400 gr
Amido de milho 1 colher de sopa
Vinagre de cidra 1 colher de chá
Sal fino 1 pitada
Doce de ovos de compra q.b.
Amêndoa laminada q.b.
Pinhõesq.b.

 

 

 

 

 

 

 

Modo de Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Coloque as claras num recipiente limpo e seco e junte uma pitada de sal. Bata até obter picos firmes. Nesse momento, continuando a bater, vá juntando colheradas de açúcar. No final irá obter um resultado brilhante e fofo. Junte o vinagre e o amido e envolva com uma espátula.
Num tabuleiro de forno forrado com um tapete de silicone (ou papel vegetal) deite o merengue de maneira a formar um circulo. O objetivo não é fazer nada perfeitinho, mas antes algo bastante tosco. Ele vai crescer um pouco em altura e até convém porque a pavlova é suposto ficar com um exterior tipo merengue e um interior tipo molotof. É esta diferença de textura que faz deste doce uma delícia. Leve ao forno e reduza de imediato a temperatura para 150ºC.
Programe o forno para 1 hora e 15 minutos. Findo o tempo, coloque o forno entreaberto e deixe a pavlova arrefecer lá dentro, evitando corrente de ar. Baixa um bocadinho, mas não muito.
Já fria, coloque num prato de servir, espalhe doce de ovos por cima (usei de compra) e uma mão cheia de amêndoas e pinhões torrados numa frigideira antiaderente.
Delicie-se! Vai gostar! E é uma excelente forma de gastar claras (eu usei claras congeladas).

Dicas:

 Caso pretenda fazer o doce de ovos, coloque num tachinho 9 colheres de sopa de açúcar com 9 colheres de sopa de água. Leve ao lume até obter ponto pérola (se tiver um termómetro, acredite que dão muito jeito, é até a água obter os 108º). 
Outra forma de saber, sem termómetro, é verificar se o fio que corre da colher é espesso e se fica uma gota suspensa na extremidade. 
À parte, passe as gemas num passador de rede. Junte a calda de açúcar em fio às gemas e mexa bem. Se necessário, leve um pouco ao lume brando a engrossar. 
Mexa sempre, porque engrossa rapidamente.

 

 




https://lifestyle.sapo.pt/sabores/receitas/pavlova-com-doce-de-ovos-amendoa-e-pinhao

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...