01/06/2020

Merengue de Morangos com Calda de Caramelo




 Ingredientes:

Suspiros:
1 e 1/2 xícaras de açúcar refinado;
Raspas de 1 limão;
6 claras.

Montagem:
300ml de creme de leite fresco, bem gelado;
2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro;
1/2 colher de chá de extrato de baunilha.
300g de morangos bem maduros [lavados, sem cabinhos e folhas e secos], os maiores cortados ao meio e os menores inteiros;
2 colheres de sopa de açúcar;
Suco de meio limão.

Calda de Caramelo:
1 xícara de açúcar refinado;
100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente;
100ml de creme de leite fresco;
1 pitada de sal;









Modo de Preparação:

 Suspiros:
Pre-aqueça o forno a 80 graus (ou asse na menor temperatura do seu forno, mantendo a porta entreaberta com uma colher de pau).
Desenhos 2 círculos de 20cm de diâmetro em uma folha de papel manteiga e coloque a folha sobre o fundo de uma assadeira retangular grande, com o desenho para baixo.
Forre o fundo de outra assadeira retangular grande também, com papel manteiga.
Reserve.

Em uma tigela pequena junte o açúcar e as raspas de limão. Aperte bem, amassando com as pontas dos dedos, até que as raspas liberem seus óleos no açúcar. Reserve.
Em uma panela média junte as claras e o açúcar. Leve ao fogo baixo, mexendo sem parar com um fouet, até que o açúcar se dissolva completamente e as claras percam um pouco da viscosidade (se preferir, faça isso em banho-maria).
Passe a mistura para a batedeira e ligue, subindo a velocidade gradualmente, até chegar na alta.
Bata por cerca de 10 a 12 minutos, até conseguir picos firmes.
Divida a mistura em 2 sacos de confeitar, um com o bico tipo Pitanga médio, o outro com um bico redondo, de 1,5cm, liso [ou os que você tiver em casa, ou mesmo 2 sacos plásticos limpos e secos, (com a ponta cortada com uma tesoura).
Com um pouquinho do merengue, cole as folhas de papel manteiga nas assadeiras.
Com o saco de bico liso, molde os círculos de suspiro, preenchendo os círculos desenhados no papel manteiga de fora pra dentro.
Com o saco de bico pitanga, molde pequenos suspiros por toda a assadeira preparada, deixando uma distância de 3cm entre eles.
Leve as assadeiras ao forno por cerca de 1 hora e meia, até que os discos e os suspiros estejam formes e opacos. Você pode assar metade por vez, se as duas assadeiras não couberem ao mesmo tempo no seu forno (eu, como disse acima, usei 2 fornos).
Retire do forno e deixe esfriar completamente antes de montar.

Chantilly:
Na batedeira bata o creme de leite fresco bem gelado até conseguir picos moles. Junte o açúcar e a baunilha e bata até conseguir picos firmes. Reserve na geladeira.

Morangos:
Em uma tigela junte os morangos pequenos inteiros e os maiores cortados ao meio. Junte o açúcar e o suco de limão e reserve, em temperatura ambiente, por 20 minutos. Escorra bem e descarte o caldo.

Montagem:
Sobre o prato de servir coloque um dos discos de suspiro. Sobre ele espalhe (com uma espátula ou com um bico de confeitar, se preferir) metade do creme chantilly, e por cima distribua morangos partidos ao meio. Com cuidado, coloque o segundo disco de suspiros e o restante do creme chantilly. Espalhe por cima os morangos inteiros e os suspirinhos.
Reserve na geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir.

Calda : (prepare 30m antes de servir)
Em uma panela média de fundo grosso, coloque o açúcar e a manteiga. Leve ao fogo médio, mexendo a panela de vez em quando, até que o açúcar derreta e forme uma mistura homogênea, cor de caramelo claro. Imediatamente retire a panela do fogo e adicione o creme de leite, com cuidado porque a mistura tende a espirrar.
Volte a panela ao fogo baixo e cozinhe até que o caramelo derreta completamente. Deixe esfriar e passe para uma molheira.
Derrame parte da calda sobre o doce no momento de servir (vai sobrar calda, mas tenho certeza que você vai achar uma boa função pra ela - aconselho para servir com panquecas).










 http://acozinhacoletiva.blogspot.com/2015/04/merengue-de-morangos-com-calda-de.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...