26/04/2015

Confit de Limões

Limao Confit


Muitas vezes o brilho de uma preparação está no uso de um ingrediente, singelo na maior parte das vezes. Ter limões confitados a mão é sempre uma arma secreta para incrementar receitas e dar aquele toque diferenciado.
Mas que diabo são limões confitados? Na verdade é uma conserva de limões armazenados em sal grosso que se pode usar como tempero em inúmeras receitas, de saladas a pratos quentes, de marinadas a sanduíches.
E como se faz? Muito simples. Antes de tudo se precisa de um pote de vidro hermeticamente fechado. Depois uma quantidade de limões sicilianos compatível com o volume do pote. Com o recipiente e as frutas bem lavadas e secas começa-se o preparo: basta fazer um corte em cruz nos limões (sem separar os pedaços) e colocar dentro do pote. As poucos vá ocupando o espaço que sobra em torno dos limões com sal grosso e alguns grãos de pimenta (há quem use também cravo, canela e outras especiarias, mas não foi o meu caso).
Quando o vidro estiver completamente cheio vede-o e envolva em papel alumínio para que não pegue luz. Deixe na geladeira por pelo menos um mês. De vez em quando é bom dar uma chacoalhada no vidro para que as coisas possam ir se acomodando lá dentro.
Depois de um mês dá para começar a usar os limões. Basta pegar e cortar para adicionar à sua receita. Em alguns casos é bom enxaguar para tirar algum excesso de sal. A casca (mesmo com a parte branca) intensifica seu sabor, gerando um tempero de muita presença e personalidade. Os usos são múltiplos.
Vale a pena ter este coringa que vai durar vários meses na sua geladeira.










 http://www.receitasnarede.com/receita/massa-fria-farfalle-com-tomate-queijo-e-manjericao/ver

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...