02/03/2013

Francesinha

 
Ingredientes: 1 francesinha

2 fatias de pão de forma  com aprox. 2 cm de espessura (eu uso pão de forma inteiro comprado num pão quente. Por favor não usem pão de forma  já fatiado e embalado; as fatias são finas demais, este tipo de pão é muito macio para amparar a carne e desfaz-se com o molho quente).
1 linguiça
1 salsicha fresca
1 bife pequeno de vitela
2 fatias de fiambre
7 a 8 fatias de queijo fatiado
1 ovo

Molho: 4 a 5 pessoas
6,6 dl de cerveja (2 latas)
4 dl de leite meio gordo
1 dl de whisky
2 dl de polpa de tomate
1 folha de louro
1 cenoura média, descascada
1 bife pequeno de vitela
2 cubos de caldo de carne
2 colheres de chá de maizena diluídas num pouco de leite
Sal a gosto
Pimenta preta a gosto
Piri piri a gosto

Batatas fritas:
*Batatas cortadas em palitos
*Oléo de soja, milho ou girassol para fritar


Preparação:

*Numa panela de fundo espesso, coloque todos os ingredientes menos a maizena e o piri piri.
*Deixe ferver em lume moderado por 30 minutos. Entretanto tempere de sal e pimenta a gosto. Retire a cenoura, a folha de louro e o bife.
*Junte a maizena diluída, aos poucos, o molho não deve ficar demasiado espesso, por isso junte um pouco, mexa e deixe levantar fervura, se estiver muito líquido junte mais um pouco, mexa e deixe levantar fervura, continue até atingir a consistência desejada (ao levantar a colher de pau o molho deve cair num fio constante  que logo depois passa a gotas espessas).
*Por fim junte a quantidade de picante que desejar, isto claro vai muito do gosto de cada um. Eu pessoalmente gosto do molho quase (mas só quase) a pegar fogo.
*Grelhe as carnes (linguiça, salsicha e bife) num grelhador. Eu uso um grelhador de prensa por ser mais fácil grelhar a salsicha e a linguiça.
*Corte a salsicha e a linguiça ao meio e depois em 4 partes iguais.

Batatas fritas:

*Lave bem as batatas e cubra-as com água bem fria. Leve-as ao frigorífico pelo menos 30 minutos antes de fritar. Podem ficar no frio durante a noite ou um dia inteiro.
*Para fritar aqueça muito bem o óleo. Escorra muito bem as batatas e limpe-as com um pano e coloque-as na sertã. Não encha a sertã (ou fritadeira) demais.
*Frite até ficarem douradas e escorra-as em cima de papel de cozinha.
*Desta forma as batatas vão ficar macias por dentro e estaladiças por fora.

Montagem:

*Em cima de 1 fatia de pão coloque  1 de queijo, 1 de fiambre, as 4 partes de linguiça, o bife, as 4 partes de salsicha e por fim mais uma fatia de fiambre e mais 1 de queijo, cubra com a 2ª fatia de pão.
*Coloque 1 fatia de queijo por cima da francesinha e 1 em cada lado, pode segurar as fatias de queijo com palitos (depois do queijo derreter as fatias fundem-se e pode tirá-los) por fim coloque mais 1 fatia de queijo por cima.
*Leve ao forno pré aquecido por uns minutos só para amolecer o queijo (não o deixe tostar). Se usou palitos para segurar o queijo, agora é altura de os retirar.
*Frite o ovo.
*Tire do forno coloque o ovo frito em cima da francesinha e imediatamente verta o molho muito quente por cima, para acabar de derreter o queijo.
*Sirva com batatas fritas e uma cerveja gelada e mantenha uma molheira aquecida com o molho para ir servindo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...