30/11/2016

Tarte Chocomenta





 Ingredientes:

 Ingredientes da massa tarte de chocolate
250g de manteifa sem sal
80g de açúcar de confeiteiro
2 gemas
440g de farinha de trigo
20g de Melken cacau em pó
 
Ingredientes do creme sensação de menta:
350g de leite condensado
150g de creme vegetal
60ml de licor de menta
150g de chantilly pronto em ponto firme
 
Ingredientes do mousse tradicional de chocolate:
2 gemas
40g de açúcar de confeiteiro
150g de Melken chocolate dark
100g de creme vegetal
2 claras
Uma pitada de sal
75g de açúcar cristal
25ml de água filtrada
3ml de vinagre de álcool
 
Ingredientes da cobertura final:
200g de chantilly pronto em ponto médio
 
Ingredientes da decoração:
Ninho de caramelo
Folhas de hortelã
 
 
 
 
 
 
 
 
 Preparação:
 
Modo de preparo da massa tarte de chocolate:
Coloque em uma batedeira a manteiga e bata até formar um creme esbranquiçado, adicione o açúcar aos poucos e continue batendo até que forme um creme leve e fofo e em seguida acrescente as gemas com a batedeira ligada. Peneire a farinha de trigo junto com o cacau em pó e misture ao creme até formar uma massa. Sove a massa e envolva em plástico filme e leve a geladeira por 1h. Abra a massa entre dois plásticos e aplique sobre a forma de tarte fundo falso 18cm. Leve ao forno pré-aquecido a 160ºC até que asse a massa. Deixe esfriar e reserve para aplicações dos recheios. 

Modo de preparo do creme sensação de menta:
Em uma panela coloque o leite condensado, creme vegetal, leve ao fogo e deixe cozinhar até que desgrude da panela. Adicione o licor de menta e deixe cozinhar um pouco mais até que forme um creme firme. Em uma batedeira bata o creme até que esfrie. Envolva o chantilly levemente ao creme de menta até formar um creme leve. Aplique sobre a tarte assada e fria.
 
Modo de preparo do mousse tradicional de chocolate:
Bata em uma batedeira as gemas e o açúcar até que forme um creme esbranquiçado e leve. Derreta o chocolate dark conforme as instruções da embalagem e misture ao creme vegetal formando um ganache. Envolva o creme de gemas ao creme ganache e reserve. A parte bata as claras em neve e acrescente aos poucos a calda em ponto de fio até formar um merengue. Em uma panela coloque o açúcar, acrescente o vinagre de álcool assim formando uma calda em ponto de fio mole. Aplique a calda em forma de fio fino sobre as claras em neve até que forme um merengue. Envolva o merengue ao creme de chocolate, assim formando o mousse.

Modo de preparo da cobertura final:
Bata o chantilly entre o ponto mole e firme, aplique sobre o mousse aplicado na torta. Leve a geladeira até que o recheio e a cobertura fiquem firmes. Decore com ninhos de caramelos e folhas de hortelã.
 
 
 
 
 
 
 
 http://www.revistadeguste.com/receita/21

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...