26/02/2015

Fraiser - Sobremesa Francesa




 Fraisier é uma sobremesa francesa tradicionalmente feita com morangos frescos (fraises em francês), mas eu acrescentei carambolas fatiadas não só pelo desenho lindo que ela tem quando fatiada, mas também para acrescentar um colorido e pelo seu perfume delicioso. Esta sobremesa é composta de camadas de bolo chiffon umedecidos com uma calda simples, saborizada a gosto, recheada com um creme e MUITOS morangos. As frutas também são utilizadas para fazer lindos desenhos nas laterais. Esta torta é tradicionalmente coberta com uma fina camada de pasta amêndoas que eu não usei por não ter disponível. Eu até tenho planos para fazer esta pasta versão caseira como havia dito no post que escrevi sobre amêndoas mas o momento não era o mais apropriado. Então, cobri meu Fraisier com creme de leite fresco batido. Só tenho a dizer que esta sobremesa é absolutamente DIVINA! Refrescante por causa das frutas, molhadinha, não é muito doce e fica linda. Eu sei que ainda preciso aperfeiçoar minha técnica de decoração de Fraisier, mas dá para brincar bastante com as cores e formatos diferentes das frutas frescas.



 Ingredientes:

Bolo Chiffon;
155 g de farinha de trigo
1 colh. de chá de fermento em pó
3/4 de xíc. de açúcar
1/2 colh. de chá de sal
1/4 de xíc. de óleo vegetal
3 gemas
95 ml de água
1 colh. de chá de extrato de baunilha
3/4 de colh. de chá de casca de limão ralada (não usei)
5 claras
¼ de colh. de chá de cremor de tártaro




Modo de fazer:

Pré-aqueça o forno a 180°C
Forre o fundo de uma forma de aro removível (20 cm) com papel manteiga culinário.
Numa vasilha, misture a farinha e o fermento. Junte o sal e 3 colh. de sopa de açúcar (retire da quantidade da receita). Misture.
Numa vasilha pequena, misture o óleo, as gemas, a água, a baunilha e a casca de limão ralada. Misture bem e junte à mistura de farinha, misturando bem, até ficar lisa.
Bata as claras em neve até espumar. Junte o cremor de tártaro e bata até quase firme. Junte o restante do açúcar, aos poucos, batendo sempre até que fique firme e brilhante.
Junte as claras à mistura de farinha reservada, aos poucos e delicadamente, somente até ficar homogêneo. Não bata para não perder muito volume.
Despeje a massa na forma preparada e asse por 45 a 55 minutos ou até que inserindo um palito, este saia limpo.
Retire do forno e deixe que esfrie completamente dentro da forma, que deve ser colocada em cima de uma grade.
Para desenformar, passe uma espátula ao redor do bolo opara soltá-lo da lateral da forma e vire-o sobre um prato. Retire o papel manteiga do fundo.



Recheio de Creme:
1 xíc. de leite
1/2 colh. de chá de extrato de baunilha
1 pitada de sal
2 colh. de sopa de amido de milho
1/4 de xícara de açúcar
1 ovo (substituí pelas duas gemas que sobraram do bolo)
2 colh. de sopa de manteiga
3/4 de colh. de chá de gelatina em pó sem sabor
1/2 colh. de sopa de água
1 xíc. de creme de leite fresco


Modo de Fazer:

Leve ao fogo o leite, baunilha e o sal. Esquente até quase ferver. Mexa de vez em quando.
Enquanto isso, misture o amido com o açúcar numa tigela. Junte o ovo (ou as gemas) e bata com um batedor de arame (fouet) até ficar liso.
Quando o leite estiver quase fervendo, junte-o aos poucos e lentamente à mistura de gemas, deixando que o leite escorra pela lateral da tigela.
Devolva a mistura para a panela e continue cozinhando até engrossar. Não deve ferver. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco, mexendo de vez em quando.
Divida a manteiga em 4 partes e adicione ao creme, uma parte de cada vez, misturando bem após cada adição.
Cubra o creme com filme pvc, deixando que o plástico toque em toda a superfície do creme, evitando, assim, que se forme uma crosta. Deixe na geladeira até a hora de usar.
Numa tigelinha, espalhe a gelatina sobre a água. Deixe hidratar por alguns minutos.
Leve a tigelinha ao banho maria (sem encostar na água) ou ao microondas para dissolver a gelatina.
Amorne um pouquinho do creme reservado no mesmo banho maria ou no microondas e junte a gelatina dissolvida. Agora, junte esta mistura ao restante do creme gelado.
Bata o creme de leite até ficar cremoso e espesso. Misture-o ao creme, delicadamente, utilizando uma estátula de  silicone.




Read more: http://revistachampagnenews.blogspot.com/2012/10/fraiser-receita-de-sobremesa-francesa.html#ixzz3Ss2skkau

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...