31/12/2018

Rabanadas em Calda de Mel e Porto

Rabanadas-Vinho-Porto Rabanadas-em-Calda-Mel-Porto



Ingredientes:

Rabanadas:
Pão – 8 Fatias (Pão de Forma de Padaria)
Leite – 1 Litro
Limão – 1 Casca
Ovos – 5
Óleo – Para Fritar

Calda de Mel com Vinho do Porto:
Mel – 250ml
Vinho do Porto – 150ml
Canela – 2 Paus
Água – 150ml

 

 

 

 

 

Preparação:

Começa por deixar o pão de forma de fora, tu queres que ele fique bem seco, eu deixei 2 dias inteiros e se tivesse deixado mais 1 dia tinha ficado ainda melhor.
Quando estiveres pronto para começar tens de pensar que a melhor forma de fazer rabanadas é criando uma linha de montagem, para cada parte eu uso uma travessa grande para poder fazer 2 rabanadas de cada vez:
 
Pilha de Pão
Leite Morno
Ovos Batidos
Frigideira com óleo quente
Travessa com papel de cozinha absorvente
Travessa para servir.
 
Para isso começo por aquecer o leite no micro-ondas (ou num tacho) com uma casca de limão (algumas pessoas gostam de adicionar um pouco de açúcar no leite, mas eu não noto a diferença por isso não ponho).
Bato os ovos bem batidos e ponho uma frigideira com óleo ao lume para aquecer, eu prefiro fritar numa frigideira e ponho óleo suficiente para cobrir 2 terços da rabanada (quando começa a faltar óleo eu reponho um pouco e deixo voltar a aquecer, adicionar mais óleo também ajuda a baixar a temperatura se por alguma razão deixaste o óleo aquecer demasiado).
Ponho também ao lume a calda, simplesmente adicionas o mel, o vinho do porto, água e a canela e levas a um lume brando para reduzir, o ponto ideal é quando estiver ainda liquido mas viscoso.
Quando tiver tudo montado e pronto eu ponho duas fatias de pão de forma no leite morno conto até 3, depois viro ambas, conto até 3 e depois ponho ambas as fatias no ovo, viro ambas as fatias e depois gentilmente ponho cada fatia a fritar, é importante ser assim de seguida porque muito tempo no leite ou ovo e a rabanada desfaz, pouco tempo e ela fica dura e não absorveu suficiente leite ou ovo.
Depois de um lado estar dourado, viro e deixo dourar o outro lado, quando ambos os lados estão bons, eu retiro as rabanadas para a travessa com papel absorvente e repito o processo.
Quando estiverem escorridas eu passo elas para a travessa de servir.
Depois de ter todas as rabanadas feitas e na travessa e a calda estiver num bom ponto (no final é uma questão de gosto, mas acho que a calda bem reduzida sabe melhor e tem um sabor mais forte a vinho do porto e a canela), simplesmente deita a calda por cima das rabanadas.Rabanadas são normalmente servidas a temperatura ambiente.
 
 Dica: 
Se não tiveres mel ou quiseres uma calda mais simples, usa 250gr de açúcar, 150ml de vinho do porto, 100ml de água e 2 paus de canela.
 
 
 
 
 
 
 
 https://www.iguaria.com/sobremesa/frito/rabanadas-em-calda-de-mel-e-porto/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...