19/10/2016

Tarte de Limão com Merengue

*Receita do Prato FundoIngredientesRecheio 1 receita de base para torta pré-assada (aprenda aqui - leva só 5 ingredientes!) 200mL suco de limões coado (01 limão siciliano e 03 limões taiti) 150g açúcar cristal Raspas das cascas dos limões 110g manteiga sem sal 3 ovos 3 gemasMerengue Suíço 03 claras (~90g claras) 110g açúcar refinado 0,5g sal (pitada) Modo de preparo Recheio: Aquecer o forno em 180°C. Numa panela misturar suco dos limões, açúcar, raspas das cascas dos limões e manteiga cortada em cubos. Levar ao fogo baixo. Mexer para dissolver o açúcar. Numa tigela bater os ovos e as gemas, reserve. Quando toda a manteiga estiver derretida, coloque cerca de 2 conchas (1/3 da mistura) da mistura de limão sobre os ovos batidos, mexendo sempre. Voltar a mistura de ovos e limão para a panela. Continuar a cozinhar em fogo baixo para engrossar, cerca 5 minutos. Sem parar de mexer. Quando engrossar, retire do fogo e transfira para outro recipiente. Esperar cerca de 10 minutos antes de usar. Coloque o creme sobre a base de torta pré-assada, espalhando bem e alisando a superfície. Assar a 180ºC por cerca de ~15 minutos, ficará levemente seco na superfície e mais firme. Tire do forno e deixar esfriar completamente antes de decorar. Merengue: Num panela bem limpa misturar claras, açúcar, sal e cremor de tártaro. Levar ao fogo baixo, mexer para dissolver o açúcar. Esta etapa é feita, tradicionalmente, em banho-maria. Teste com os dedos para sentir se o açúcar já dissolveu. A consistência das claras mudam, ficam mais líquidas também. Transfira para a tigela da batedeira, e bater bem até ficar com picos firmes (batedor arame). Cerca de 7-8 minutos, dependendo da potência do seu equipamento. Assim que ficar em picos firmes, se quiser utilizar manga de confeitar e bico é possível. Finalização: Nesta torta foi usado bico de confeitar, mas pode ser decorado do jeito que desejar: com colher, espátula. Com maçarico e bastante cuidado, queimar o merengue.

Ingredientes:

Recheio:
1 receita de base para torta pré-assada (aprenda aqui - leva só 5 ingredientes!)
200mL suco de limões coado (01 limão siciliano e 03 limões taiti)
150g açúcar cristal
Raspas das cascas dos limões
110g manteiga sem sal
3 ovos
3 gemas

Merengue Suíço:
03 claras (~90g claras)
110g açúcar refinado
0,5g sal (pitada)





Modo de preparo:

Recheio:
Aquecer o forno em 180°C. Numa panela misturar suco dos limões, açúcar, raspas das cascas dos limões e manteiga cortada em cubos. Levar ao fogo baixo. Mexer para dissolver o açúcar. Numa tigela bater os ovos e as gemas, reserve. Quando toda a manteiga estiver derretida, coloque cerca de 2 conchas (1/3 da mistura) da mistura de limão sobre os ovos batidos, mexendo sempre. Voltar a mistura de ovos e limão para a panela. Continuar a cozinhar em fogo baixo para engrossar, cerca 5 minutos. Sem parar de mexer. Quando engrossar, retire do fogo e transfira para outro recipiente. Esperar cerca de 10 minutos antes de usar. Coloque o creme sobre a base de torta pré-assada, espalhando bem e alisando a superfície. Assar a 180ºC por cerca de 15 minutos, ficará levemente seco na superfície e mais firme. Tire do forno e deixar esfriar completamente antes de decorar.

Merengue:
Num panela bem limpa misturar claras, açúcar, sal e cremor de tártaro. Levar ao fogo baixo, mexer para dissolver o açúcar. Esta etapa é feita, tradicionalmente, em banho-maria. Teste com os dedos para sentir se o açúcar já dissolveu. A consistência das claras mudam, ficam mais líquidas também. Transfira para a tigela da batedeira, e bater bem até ficar com picos firmes (batedor arame). Cerca de 7-8 minutos, dependendo da potência do seu equipamento. Assim que ficar em picos firmes, se quiser utilizar manga de confeitar e bico é possível.

Finalização:
Nesta torta foi usado bico de confeitar, mas pode ser decorado do jeito que desejar: com colher, espátula. Com maçarico e bastante cuidado, queimar o merengue.





 http://www.msn.com/pt-pt/receitas/foodnews/12-receitas-doces-e-salgadas-com-lim%c3%a3o/ss-AAiELiN#image=5

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...