28/11/2015

Bolo Festa de Morango

bolo festa de morango



Ingredientes:

Massa:

2 xícaras de farinha de amêndoa
2/3 xícara de Farinha de Amaranto Orgânico Vitalin
1/3 xícara de farinha de arroz
1/3 xícara de fécula de batata
Raspas de laranja e limão
6 ovos
1 xícara de óleo de girassol
½ xícara de açúcar demerara
2/3 xícara de Açúcar Mascavo Orgânico Vitalin
1 colher de chá de fermento químico

Calda:
¼ xícara de água
Suco de 1 limão siciliano
1 colher de sopa de açúcar demerara

Creme:
500 ml de leite vegetal de arroz ou amêndoa
½ xícara de açúcar demerara
1 e ½ colher de sopa de extrato de baunilha
6 gemas
4 colheres de sopa de amido de milho ou biomassa de banana verde
1 colher de sopa de manteiga ghee
½ fava de baunilha

Recheio:
600g de morango
Granola Sem Glúten Quinoa com Castanha

Modo de Preparo:

Massa:
Misture todas as farinhas em uma travessa. Bater os ovos e os açúcares na batedeira até formar um creme fofo e esbranquiçado. Adicione o óleo e as raspas de laranja e limão. Acrescente as farinhas e por ultimo o fermento. Divida a massa em 2 formas de fundo removível de 20cm. Leve para assar em forno pré-aquecido 180°C por 20 minutos cada forma.

Calda:
Ferver tudo por 3 minutos, desligue e deixe esfriar.
Creme: Aqueça 2/3 do leite com o extrato de baunilha, a fava e a manteiga ghee, em fogo baixo. Dissolva o amido de milho ou a biomassa de banana verde no leite restante. Em um recipiente misture as gemas e o açúcar, dissolver bem e adicione na mistura de amido e leite.
Fazer uma temperagem colocando um pouco do liquido aquecido na mistura das gemas, para igualar temperaturas. Devolva tudo na panela. Mexa rapidamente com um fouet até engrossar. Cuidado para não empelotar. Retire do fogo e cubra com filme plástico em contato, e espere esfriar.

Montagem:
Corte o topo da massa do bolo para deixa-lo reto. Utilizando uma forma de fundo removível, coloque uma tira de acetato ou papel manteiga ao redor da forma, somente nas laterais. Coloque uma massa no fundo da forma e pincele toda a superfície com metade da calda de limão. Lave e corte ao meio, aproximadamente 12 a 15 morangos do mesmo tamanho. Coloque os morangos ao redor da forma, com a parte cortada para fora, lado a lado. Pressione levemente os morangos no bolo. Cubra o bolo com uma camada de creme de baunilha com a ajuda de um saco de confeitar e bico liso de 1cm de diâmetro aproximadamente. Preencha toda a superfície do bolo. Fazendo pequenos “pingos” com o saco de confeitar, preencha os espaços entre os morangos. Reserve alguns morangos para a decoração final e pique os demais.
Preencha todo o bolo com morangos picados, polvilhe a Granola Sem Glúten Quinoa com Castanha Vitalin. Coloque o restante do creme de baunilha, sem ultrapassar a lateral dos morangos, alise com uma espátula. Coloque o outro disco de massa e pincele com a calda de limão restante.
Pressione gentilmente toda a superfície do bolo e leve para a geladeira por no mínimo 2 horas. Na hora de servir, tire o bolo com cuidado da forma, retire a lateral de acetato e alise com uma espátula se necessário. Decore com morangos e Granola Sem Glúten Quinoa com Castanha Vitalin. Sirva gelado.




 http://www.vitalin.com.br/receitas/bolo-festa-de-morango/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...