23/03/2015

Bolo de Cacau e Mousse de Maracujá




Ingredientes:

Para o bolo:
450 g de farinha com fermento
360 g de açúcar
5 ovos
4 colheres (sopa) de cacau em pó
1 dl de óleo
2 dl de água
Margarina para untar
Farinha para polvilhar
Película aderente

Para o bolo:
110 g de açúcar
500 g de polpa de maracujá de lata
3 maracujás
5 dl de natas
8 folhas de gelatina

 

 

Preparação:

Ligue o forno a 180ºC, unte uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha. Ferva a água, retire do lume, junte o cacau e mexa até dissolver. Bata as gemas com o açúcar até ficar esbranquiçado, adicione o óleo, em fio e batendo sempre, junte depois o cacau dissolvido e bata mais um pouco. Adicione a farinha peneirada e misture bem sem bater. Bata as claras em castelo bem firme e envolva-as na mistura.
Verta o preparado anterior para a forma, leve ao forno durante 50 minutos, retire, deixe arrefecer e desenforme. Apare a superfície do bolo e depois corte-o em três rodelas. Forre com película aderente a forma onde cozeu o bolo.
Faça a mousse: ponha as folhas de gelatina a demolhar em água. Leve um tacho ao lume com a polpa de maracujá e o açúcar até dissolver, retire, junte as folhas de gelatina escorridas, mexa bem e deixe arrefecer. Numa tigela, bata as natas em chantilly bem firme e envolva a mistura do maracujá.
Coloque uma rodela de bolo na forma, espalhe metade da mousse, cubra com outra rodela de bolo, disponha o resto da mousse e coloque a parte superior do bolo. Tape com película aderente, leve ao congelador apenas até o creme solidificar, retire e desenforme puxando cuidadosamente a película. Corte os maracujás ao meio, retire-lhes a polpa, espalhe-a sobre o bolo e sirva decorado a gosto.




 http://www.teleculinaria.pt/news.aspx?menuid=11&eid=11717&bl=1&page=10

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...