22/02/2013

Tiramisú

Ingredientes:

6 gemas
3 colheres de sopa de açúcar
2 xícaras de café expresso, frio
2 colheres de sopa de rum *
um pacote de biscoitos italianos Ladyfingers (ou os nossos Champagne)
500g de queijo mascarpone **
cacau em pó para decorar


As observações:

* A receita original pedia 2 colheres de café de rum, usei 2 colheres de sopa por engano (hohoho!!!) e ficou muito bom. No entanto, se for servir para crianças é melhor deixar de fora.

** O mascarpone é um queijo cremoso italiano usado em muitos doces. Não é muito fácil de achar, tampouco barato, mas é insubstituível nessa receita. Quer dizer, há quem diga que é possível substituir por ricota ou queijo cottage, mas eu tenho lá minhas dúvidas.

O preparo:

Primeiro, faz-se um creme chamado zabaglione. Na batedeira, bata as gemas com o açúcar até ficar pálido e cremoso, entre 5 e 10 minutos. Adicione o mascarpone de uma vez e bata de novo até incorporar. Adicione uma colher do café frio e mexa de novo.



Misture o rum e o restante do café numa vasilha rasa que dê para mergulhar os biscoitos. Mergulhe cada biscoito no café até absorver um pouco do líquido, mas não demais senão o biscoito desmancha. É coisa rápida mesmo, 5 segundos. Pegue um refractário fundo e vá colocando uma camada dos biscoitos. Depois, uma camada do creme, outra de biscoitos e o restante do creme. Cubra com papel filme e leve à geladeira por no mínimo 2 horas antes de servir. Na hora de servir, polvilhe o cacau em pó por cima. Lascas de chocolate meio amargo também ficam bem.

Em tempo:
"tiramisú" em italiano significa "pick-me up" - não encontrei tradução em português, mas é algo como "me acorde", pois leva dois ingredientes ricos em cafeína, o cacau e o café, além do rum (e algumas receitas ainda pedem vinho Marsala!). É uma dose energética das boas, além de delicioso.




 http://receitasdalud.blogspot.pt/2007/07/tiramisu.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...