22/02/2013

Bolo de Chocolate e Nougat

bolo-chocolate-nougat-receita-1




Ingredientes:
260 g de açúcar
5 ovos
50 g de manteiga amolecida
190 g de farinha
1 colheres de sobremesa de fermento em pó
1 ccolheres de sopa de farinha maisena
100 g de chocolate em pó
60 g de miolo de amêndoa triturado
Manteiga e farinha q.b.
Creme de manteiga:
250 g de manteiga
220 g de açúcar em pó
1 clara
essência de baunilha q.b.

Cobertura de chocolate:
200 g de chocolate em tablete
1 colheres de sopa de manteiga
1 dl de natas

Decoração:
16 cerejas
150 g de nougat




Preparação:
  1. Ligue o forno a 180° C. e unte uma forma redonda, com manteiga. Polvilhe com farinha e reserve. De seguida, bata o açúcar com as gemas, até obter um creme esbranquiçado.
  2. Adicione depois a manteiga amolecida, batendo mais um pouco. À parte, peneire a farinha juntamente com o fermento, a maisena e o chocolate em pó.
  3. Envolva-lhes o miolo de amêndoa e à parte, levante as claras em castelo. Misture tudo isto, alternadamente, ao creme de ovos. Transfira para a forma e leve ao forno por cerca de 40 minutos.
  4. Desenforme sobre uma rede de cozinha e deixe arrefecer completamente. Entretanto, prepare o creme. Para tal, bata muito bem a manteiga na batedeira, até esbranquiçar.
  5. Peneire o açúcar em pó sobre esta e continue a bater. Junte ainda a clara e aromatize com essência de baunilha. Corte o bolo em três partes iguais e recheie cada uma com o creme anterior e cerejas cortadas em pedaços.
  6. Cubra também as paredes do bolo, com creme de manteiga e passe um garfo em toda a volta, das mesmas, para obter o efeito pretendido.
  7. De seguida, derreta o chocolate, em banho-maria. Misture-lhe depois a manteiga e as natas e envolva bem. Retire do calor e continue a mexer, até que arrefeça um pouco.
  8. Cubra a superfície do bolo com o creme de chocolate e deixe secar. Por fim, decore com nougat partido em pedaços e cerejas. Reserve no frigorífico até ao momento de servir.





 http://www.dicasdarede.net/bolo-de-chocolate-e-nougat/

    Sem comentários:

    Enviar um comentário

    Deixe o seu comentário.

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...