10/02/2014

Manjar Turco

Manjar turco


Ingredientes:

1 1/2 xícara (360 ml) de água
3 xícaras (600 g) de açúcar
3 colheres (sopa) de glucose de milho tipo Karo ®
1/2 xícara (120 ml) de suco de laranja
3 colheres (sopa) de raspas de laranja
21 g de gelatina em pó sem sabor
3/4 de xícara de amido de milho
1/2 xícara (120 ml) de água gelada
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
3/4 xícara (90 g) de pistache picado
Açúcar de confeiteiro para polvilhar


Modo de preparo:

Numa panela em fogo médio, ferva 1 1/2 xícara de água junto com a glucose de milho. Mantenha a panela no fogo, mexendo sempre, até que a temperatura interna - medida com um termômetro de cozinha alcance 115 ºC. Retire a calda do fogo, mas deixe-a aquecida.
Misture o suco de laranja e as raspas de laranja. Polvilhe a gelatina e separe. Em uma vasilha pequena, dissolva o amido de milho em 1/2 xícara de água fria, em seguida misture a calda quente. Leve a calda de volta ao fogo baixo, mexendo com cuidado, até que esteja bem grossa.
Retire a calda do fogo e acrescente o suco de laranja que estava separado, a baunilha e o pistache. Misture, formando um doce bem denso. Com o açúcar de confeiteiro polvilhe um tabuleiro que meça em torno de 20x20 cm. Despeje o doce sobre o açúcar. Ponha o tabuleiro em um lugar fresco (não coloque-o na geladeira). Deixe o doce esfriando durante 3 a 4 horas.
Quando o doce estiver frio, polvilhe-o com mais uma boa quantidade de açúcar de confeiteiro. Corte em pedaços quadrados de aproximadamente 3 cm. Passe cada pedaços no açúcar de confeiteiro. Guarde o manjar turco em um pote bem fechado, em temperatura ambiente.
 
 Nota:
 O manjar turco também é chamado de goma árabe. Muita gente conhece esse doce por causa do livro "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa", das Crônicas de Nárnia.
 
 
 
 http://allrecipes.com.br/receita/1971/manjar-turco.aspx?o_is=LV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...