24/10/2013

Dom Rodrigo - Algarve









Ingredientes:

2 colheres (sopa) de amêndoa pelada e moída
açúcar e canela q.b.

Para os Ovos Moles:
1 50 g de açúcar
1 dl de água
6 gemas

Para os Fios de Ovos:
12 gemas
1 clara
400 g de açúcar
1,5 dl de água

Para a Calda:
200 g de açúcar
1 dl de água



Preparação:

 Prepare os ovos moles, levando o açúcar com a água ao lume, até obter fio forte. À parte, bata as gemas com um garfo e passe-as por um passador de rede.
Junte-lhes a calda de açúcar, aos poucos e batendo sempre com um batedor de varas. Leve a lume brando, sem parar de mexer e até ganhar a consistência pretendida. Deixe arrefecer e reserve.
Faça agora os fios de ovos, misturando as gemas com a clara. Passe-as duas vezes por um passador de rede. Leve ao lume um tacho com o açúcar e a água. Deixe ferver até atingir ponto de fio.
Coloque a mistura das gemas num funil próprio e deixe-as cair em fio sobre a calda, fazendo movimentos em círculo.
Deixe cozer os fios de ovos, durante alguns segundos, e retire-os com uma escumadeira. Mergulhe-os de imediato em água gelada. Coloque-os a escorrer num passador de rede e reserve.
Envolva as amêndoas moídas nos ovos moles e reserve. De seguida, coloque um pouco de fios de ovos na mão e forme um rolinho.
Abra uma cavidade no centro e disponha nela uma colher (chá) de ovos moles com as amêndoas. Tape, pressionando bem, e volte a formar o rolinho. Repita esta operação, até esgotar estes dois ingredientes, e coloque-os lado a lado num tabuleiro.
Leve ao lume uma frigideira antiaderente com o açúcar e água para a calda. Frite os docinhos, um de cada vez.
Passe-os por uma mistura de açúcar e canela e coloque-os novamente, lado a lado, num tabuleiro. Disponha cada rolinho sobre papel vegetal e outro de papel de alumínio. Regue-os com a calda que sobrou e feche-os.


Fonte: Doçaria Regional Portuguesa - Impala

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...