08/09/2015

Caldeirada à Fragateira





Ingredientes:
 
1 kg de peixes variados para caldeirada (safio, salmonete, tamboril, pescada, etc.)
500 g de lulas
500 g de amêijoas demolhadas
250 g de camarões
500 g de tomates pelados de lata
2 cebolas grandes
1 dente de alho
1 dl de vinho branco
2 colheres (sopa) de azeite
Sumo de 1/2 limão
1 folha de louro
Salsa q.b.
Sal e pimenta q.b.






Modo de Preparação:

Lave muito bem os peixes, retire-lhes as cabeças, corte-os em pedaços e tempere-os com sal. Leve um tacho ao lume com as cabeças dos peixes, 1 cebola descascada e cortada grosseiramente, o vinho branco, o sumo de limão, a folha de louro, umas hastes de salsa e 1 L de água, tempere com sal e pimenta e deixe ferver durante 30 minutos. Coe o caldo e reserve.
Entretanto, coza em separado os camarões durante cerca de 5 minutos e as lulas durante 10 a 15 minutos. Descasque os camarões e corte as lulas em argolas se forem grandes. Leve um tacho ao lume com as amêijoas durante cerca de 4 minutos ou até abrirem, retire-lhes o miolo e mantenha 10 com casca. Coe também este caldo com um pano fino e reserve.
Descasque a restante cebola e o alho, corte a cebola em rodelas e esmague o alho. Retire as sementes aos tomates e corte-os em pedaços médios. Leve um tacho ao lume com o azeite, a cebola, o alho, o tomate e um raminho de salsa e deixe refogar até ficar macio. Adicione o caldo feito com as cabeças de peixe e o caldo das amêijoas, deixe ferver, junte então os peixes e deixe cozinhar 20 minutos. Adicione o camarão, o miolo de amêijoa e as lulas, deixe ferver mais 1 minutos, rectifique os temperos e sirva decorado com as amêijoas com casca e polvilhado com mais salsa picada. Pode servir sobre fatias de pão.



http://www.teleculinaria.pt/receitas/caldeirada-a-fragateira/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...