09/03/2014

Gelado de Chocolate Preto ao Estilo Francês

French-style rich dark chocolate ice-cream (© Sweet Paris by Michael Paul Hardie Grant)


Ingredientes:

125g de chocolate negro amargo
1 vagem de baunilha, ou duas colheres de chá de extrato de baunilha
225ml leite gordo
5 gemas de ovo
1 colher de sopa de cacau em pó
75g de açúcar refinado
200ml de natas gordas



Preparação:


Utilizando uma faca afiada, corte cuidadosamemte o chocolate em pequenas porções e ponha de parte. Seguidamente, faça a base do creme: abra e retire as sementes da vagem de baunilha, depois, juntamente com a vagem, adicione-as ao leite numa panela. Levante fervura lentamente, e deixe de lado para que arrefeça e a baunilha se infuse.
Numa taça, bata as gemas juntamente com o açúcar, até ficar espesso e de cor clara. Retire a vagem de baunilha (se a tiver utilizado) e deite o leite quente para a mistura, mexendo até que fique bem misturado. deite a mistura de novo para a panela e adicione o cacau em pó, aquecendo levemente enquanto mexe até que o creme fique coom uma textura mais espessa - cuidado para não levantar fervura. Quando conseguir a textura consistente retire a panela do lume. Adicione os pedaços de chocolate e misture bem até que derretam de forma uniforme.
Deixe arrefecer. Quando estiver frio, bata levemente as natas e junte à mistura de chocolate.
Se tiver uma máquina de fazer gelados coloque lá a mistura. Se não tem, congele-a numa taça de metal ou num recipiente próprio - mexa a mistura de 15 em 15 minutos para não permitir a formação de cristais de gelo. Finalmente, se utilizou uma máquina de fazer gelados, deite a mistura para um recipiente próprio e deixar congelar.
A receita foi extraída de Sweet Paris

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...