02/10/2013

Bolo de Chocolate Recheado e Coberto com Chantilly













Ingredientes:

  4 ovos
  150 gramas de trigo
  150 ml de água quente
  150 gramas de açúcar
  50 gramas de chocolate em pó
  1 colher de (sopa) cheia de óleo
  1 colher de (chá) de bicarbonato de sódio
  1 colher de (sopa) de amido de milho
  1 colher de (sopa) de fermento em pó



Preparação:
Peneire e na sequência misture os ingredientes secos (menos o fermento e o bicarbonato) em uma tigela.Na tigela da batedeira, coloque os ovos e o açúcar. Bata bem, em velocidade alta por 5 minutos (até que o volume da sua mistura dobre). Em seguida, diminua a velocidade da batedeira e coloque a água quente e vá agregando os ingredientes secos aos poucos. Não pare de bater. Desligue a batedeira. Acrescente o óleo, o bicarbonato e o fermento em pó (que também pode ser peneirado). Mexa-os delicadamente, até que eles estejam incorporados à mistura.Unte uma assadeira redonda com manteiga e polvilhe trigo. Ligue o forno a temperatura de 180º para pré aquecê-lo por 10 minutos. Despeje a massa na forma untada e enfarinhada e leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até que o bolo esteja assado. (O tempo de cozimento sempre depende do forno).

 Recheio 1:
  1 caixinha de chantilly pronto
  Raspas de chocolate amargo
Bata o chantilly seguindo as instruções da embalagem. Adicione as raspas de chocolate em metade do chantilly e misture delicadamente. Coloque esse recheio na geladeira por 30 minutos antes de rechear. Reserve a outra metade do chantilly.

  Recheio 2:
  1 receita de ganache.  Você pode manter o bombom se quiser. Eu fiz sem para esse bolo.Leve o creme ganache para a geladeira por pelo menos uma hora antes de rechear o bolo.

Cobertura:
  Utilize a outra metade do chantilly já batido.
  Raspas de chocolate o quanto baste para decorar.
Reserve o chantilly e as raspas de chocolate para o momento da decoração.

Montagem do Bolo:
Desenforme o bolo e corte-o duas vezes para que você tenha três discos da massa assada. Siga o passo a passo para rechear o bolo. (Não se esqueça de ir molhando as partes do bolo com uma calda ). Com o bolo de volta para a assadeira em que ele assou, leve-o para a geladeira, por pelo menos 6 horas antes de cobri-lo. (O ideal é deixar 12 horas). Desenforme o bolo já recheado encima do prato em que ele será servido. Vá passando o chantilly com uma espátula, de forma a cobrir todo o bolo. Polvilhe (o quanto baste) as raspas de chocolate por cima do bolo. Leve para a geladeira por pelo menos mais uma hora antes de servir.

 

Obs: 
 a cobertura e o recheio podem ser feitas com creme de leite fresco batido em ponto de chantilly.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...