25/08/2013

Como organizar uma festa em 25 minutos




Receber pessoas em casa é sempre divertido, mas também dá o seu trabalho e exige tempo que nem sempre temos disponível, principalmente se somos surpreendidos por visitas inesperadas. Com uma despensa e frigoríficos apetrechados e alguns truques na arte de bem receber, só vai ter tempo para se divertir.

2 minutos: Colocar vinho, refrigerantes e outros refrescos no congelador e certificar se há gelo. Se não, fazer gelo.

2 minutos: preparar um tabuleiro com copos, balde de gelo e limão para os aperitivos. Colocar numa mesa de apoio na sala, juntamente com as respetivas garrafas.

5 minutos: se vai ser um jantar, comece por escolher uma toalha de mesa vistosa, os marcadores, talheres, copos e a loiça. Se tiver a loiça na máquina de lavar, misture peças de dois serviços e parte da decoração estará feita. Escolha guardanapos de pano e coloque argolas nos mesmos – não demora nada e fica muito chique. Guardanapos de papel coloridos e divertidos ficam igualmente bem. Se vai servir um buffet, escolha um local para dispor os pratos da comida, brincando novamente com a decoração da loiça; empilhe pratos de jantar num recanto, junte os copos, coloque os talheres e os guardanapos em cestos e está pronto! Se vai servir um simples petisco ou lanche, utilize uma mesa de apoio para dispor tudo o que precisa e espalhe algumas almofadas ou poufs em torno da mesma; ou então aproveite a varanda ou o jardim para fazer o mesmo.

2 minutos: improvisar um centro de mesa com flores artificiais ou naturais num bonito jarro; ou então encher uma taça com água e pétalas ou velas flutuantes. Uma taça com fruta colorida – como limões ou maçãs vermelhas – também se torna apelativo. Se tiver um bonito candelabro ou um par de castiçais dispostos na sala, aproveite-os para o centro de mesa. Caso contrário espalhe pequenas velas sobre a mesa sobre pratos pequenos, dentro de chávenas de chá ou frascos de vidro reaproveitados.

5 minutos: preparar os aperitivos é tão simples como compor uma tábua de queijos e outra de charcutaria, distribuir alguns patés e compostas por diversas taças, colocar snacks-aperitivos, azeitonas, tostas e outras iguarias em vários pratos. Não se esqueça do cesto do pão, de vários tipos de preferência.

2 minutos: pensar na sobremesa – se alguém vai trazer, ótimo! Caso contrário prepare as taças de gelado para servir com chocolate quente, que pode entretanto preparar (depois é só aquecer). Pode ainda adquirir previamente uma tarte de maçã congelada e servir quente com uma bola de gelado. Prepare um tabuleiro com os pratos e os talheres de sobremesa.

2 minutos: ligar a máquina de café e preparar um tabuleiro com as respetivas chávenas, colheres, açucareiro e copos para digestivos.

2 minutos: se for Inverno, acenda a lareira ou ligue o aquecimento para aquecer o ambiente; se for Verão, ligue o ar condicionado para refrescar a casa ou então abra as portas da varanda e torne esse espaço mais convidativo com algumas cadeiras e velas.

1 minuto: colocar um CD a tocar em som ambiente e pôr de parte mais 5 ou 6 opções.

1 minuto: acender as velas da sala, cozinha, hall de entrada e casa de banho. Desligue ou atenue as luzes de teto e acenda os candeeiros.

1 minuto: colocar junto do telefone os números dos melhores take-away ou pizzaria, no caso de querer encomendar comida.



http://asminhasreceitas.com/artigos/como-organizar-festa-25-minutos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...