25/08/2013

Como fazer Arroz seco


Arroz seco

O arroz branco solto é um acompanhamento bastante utilizado em pratos muito variados quer sejam pratos de peixe ou de carne. A sua confeção é relativamente simples e rápida, podendo ser feita em apenas quinze minutos. Contudo, por vezes, nem sempre é fácil obter um arroz tão solto como desejado. Para isso, é necessário ter em atenção algumas dicas, fundamentais para que o resultado final seja um arroz bem soltinho.
Em seguida são apresentados os ingredientes utilizados para confecionar um arroz bem seco e solto, assim como o seu modo de preparação. Depois, são ressalvadas algumas notas que serão importantes para entender o porquê dos resultados serem os tão desejados.


Ingredientes:

    2 copos de arroz
    4 copos de água
    Azeite qb
    1 cebola média
    Sal qb
    1 colher de sobremesa de vinagre de arroz

     

     

    Modo de preparação do arroz solto:

    Antes de iniciar a preparação do arroz deve-se lavar no dia anterior o mesmo, passando por água várias vezes até que a mesma saia bem limpa. Depois, coloca-se num escorredor e deixa-se repousar até ao dia seguinte.
    Para iniciar a confeção do arroz, coloca-se num tacho o azeite, em quantidade suficiente de forma a cobrir o fundo do tacho.
    Depois pica-se a cebola em bocadinhos pequenos e adiciona-se ao tacho, juntamente com o sal, este último em quantidade suficiente.
    Coloca-se o tacho no fogão (no máximo) e deixa-se refogar bem, tendo sempre o cuidado de não deixar queimar.
    Quando o refogado estiver bem alourado, adiciona-se o arroz e mexe-se sempre até que a sua cor comece a ficar esbranquiçada, como resultado do seu contacto com o fundo do tacho. Este processo é relativamente rápido (sensivelmente 1 ou 2 minutos).
    Em seguida, adiciona-se a água à temperatura ambiente e o vinagre. Mexe-se tudo muito bem.
    Coloca-se a tampa no tacho semiaberta e deixa-se cozinhar com o fogão no mínimo até que a água evapore.
    Em seguida, desliga-se o fogão, tapa-se o tacho e deixa-se repousar durante, aproximadamente, cinco minutos. Durante este período será possível que o arroz acabe de cozer, caso o mesmo ainda não tenha acontecido.
    Passado o tempo anterior e com o auxílio de uma espátula, mexe-se o arroz e coloca-se no recipiente que será utilizado para servir.

     

     

    Algumas dicas importantes para obter um arroz bem soltinho:

    Durante todo processo de confeção do arroz existem algumas dicas, às quais se devem dar especial atenção. Para além disso, alguns ingredientes estão presentes não só pelo sabor que conferem, mas também pelas funções que desempenham. Assim, é importante não esquecer o seguinte:
    O arroz a ser utilizado deve ser lavado no dia anterior e deixado num escorredor até ao momento de confeção, para que os seus grãos sejam utilizados sem pegar ao fundo do tacho. Para além disso, deve usar-se sempre um tacho bem seco e o sal deve ser colocado sempre no início da cozedura.
    A água adicionada deve ser sempre à temperatura ambiente, de modo a provocar o choque térmico.
    A adição de vinagre é importante para que os grãos de arroz mantenham a sua consistência durante todo o processo de cozimento.
    Ao mexer o arroz após os cinco minutos finais de repouso permitirá que permaneça solto e não adquira o formato do tacho.

     

     http://asminhasreceitas.com/artigos/especialidades-gastronomicas-carne-tipicamente-portuguesas

    Sem comentários:

    Enviar um comentário

    Deixe o seu comentário.

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...