18/05/2013

Mexilhões com natas e vinho branco




Ingredientes para 4 pessoas

- 1 kg de mexilhões frescos
- 55 g de manteiga
- 1 cebola grande, picada finamente
- 2-3 dentes de alho esmagados
- 350 ml de vinho branco seco
- 1/2 limão (sumo e raspa)
- 1 ramo de cheiros*
- 1 colher (sopa) de farinha
- 4 colheres (sopa) de natas para culinária
- 2-3 colheres (sopa) de salsa fresca picada
- sal & pimenta moída no momento

* 1 folha de louro + 1 pé de alecrim + 1 pé de tomilho + 1 pedaço de rama verde de alho-francês, tudo atado com fio de cozinha

 

Preparação:

Lavar muito bem os mexilhões em água fria corrente, raspando as cascas para eliminar as barbas e as impurezas. Escorrer e reservar.
Aquecer metade da manteiga num tacho ou numa caçarola de saltear ampla, em lume brando. Juntar a cebola picada e os alhos esmagados. Saltear até amolecerem, mas sem deixar tomar cor.
Regar com o vinho branco e o sumo de limão. Adicionar a raspa de limão e o ramo de cheiros. Temperar com sal e pimenta. Levar a ferver em lume brando. Cobrir com uma tampa e deixar fervilhar por 4-5 minutos.
Juntar os mexilhões e cobrir. Cozinhar por 5 minutos, sacudindo o tacho de vez em quando até os mexilhões abrirem. Descartar qualquer mexilhão que não esteja aberto e remover o ramo de cheiros.
Retirar o tacho do lume e deixar amornar um pouco. Eliminar a concha superior de cada mexilhão. Reservar os mexilhões.
Incororar a farinha e a manteiga restante ao caldo de cozedura dos mexilhões - em lume brando, mexendo sempre com uma vara de arames por 2-3 minutos, ou até o molho engrossar um pouco.
Juntar as natas e metade da salsa picada. Deixar aquecer bem em lume brando, sem deixar ferver para as natas não talharem, mexendo sempre.
Rectificar os temperos e adicionar os mexilhões ao molho. Retirar o tacho do lume e distribuir o preparado por pratos fundos ou tigelas previamente aquecidas. Polvilhar com a salsa restante e servir de imediato, acompanhando com pão torrado ou batatas fritas.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...