04/01/2016

Empadão de Bacalhau

Empadão de bacalhau

Ingredientes:

3 postas de bacalhau demolhado
2 couves portuguesas
6 batatas
3 ovos
3 cebolas
6 alhos
2.50 dl azeite
1 col. sopa vinagre
1 col. sobremesa mostarda
Sal e pimenta q.b.






Preparação:

Descasque as cebolas e os alhos, cortando-os em rodelas finas. Separe as folhas das couves, lave-as e retire-lhes os talos mais duros.
Coloque água, temperada com sal, numa panela e deixe ferver. Quanto a água estiver a ferver, ponha as folhas das couves, deixando cozer até perderem um pouco da sua rigidez. Não se esqueça que as couves não se querem moles, portanto deixe cozinhar um pouco mas não demais, para que elas continuem um pouco rijinhas.
De seguida, lave bem as batatas e coza-as inteiras e com casca juntamente com 2 ovos. Deixe o bacalhau cozer numa panela à parte, durante cerca de 10 minutos. Depois escorra-o, tire-lhe as peles e espinhas e desfie-o em lascas grandes.
Pique as cebolas e os alhos para levar a refugar, em 0.5 dl de azeite, até começar a alourar. Quando estiver tudo cozido pele as batatas, descasque os ovos e corte tudo às rodelas. Escorra muito bem as couves.

Prepare a maionese:
Deite o restante ovo no copo misturador ou numa tigela, junte a mostarda e tempere com sal e pimenta. Adicione o azeite devagarinho e bata com as varas até engrossar e junte depois o vinagre.
Numa travessa (que possa ir ao forno) coloque, em camadas alternadas, a cebolada, o bacalhau, as couves, as batatas e os ovos. Espalhe sobre a última camada, que deve ser de batata, a maionese e leve ao forno aquecido a 200ºC até alourar.

Et voilá… sirva a gosto.






 http://moodmagazine.pt/empadao-de-bacalhau/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...