07/01/2016

Empadão de Atum



Ingredientes:

Puré de Batata:
Batata - 600gr
Leite - 1/2 Chávena
Manteiga - 2 Colheres
Noz Moscada - A gosto
Pimenta - A gosto
Sal - A gosto
Empadão:
Atum - 3 Latas
Cebola - 1
Cenoura - 1
Alho - 2 Dentes
Ovo - 2
Salsa - 1 Ramo
Limão - 1/2 Sumo
Azeite - A gosto
Colorau - A gosto
Pimenta - A gosto
Sal - A gosto

 

 

Preparação:

Começa pelo puré de batata, descasca e coze as batatas em água com sal.
Depois de estarem prontas esmaga elas (ou usa um espremedor) e leva ao lume numa panela e junta o leite e a manteiga, mexe até ficar cremoso, junta uma pitada de pimenta e noz moscada prova e finalmente retifica com sal, põe de parte fora do lume.
Agora vamos ao empadão, deixa o atum a escorrer, numa frigideira deita um fio de azeite, e faz um refugado com a cebola, alho e cenouras picadas.
Depois da cebola estar loura, junta o atum, deixa ele em pedaços grandes não é preciso misturar muito, deixa cozinhar um pouco, depois junta a salsa picada, o sumo de limão, uma pitada de colorau e pimenta, experimenta e retifica o sal.
Por fim arranja uma travessa, divide o puré em 2 partes, primeiro cria uma camada, depois deita o recheio de atum e acaba pondo puré por cima, bate os ovos e deita eles por cima, eu gosto de fazer umas marcas com o garfo em cima, leva ao forno pré-aquecido a 180C para gratinar o topo, quando ficar dourado está pronto a servir.

Nota: 
Um puré de batata é fácil de fazer, é mais o trabalho e tempo de descascar e cozer as batatas, mas o sabor nem se compara, toma no entanto atenção que não deves bater demasiado o puré senão ele transforma-se numa papa.





Read more at http://www.iguaria.com/prato-principal/peixe/empadao-de-atum/#y7vKXJfRwdSqu7jv.99

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...