24/09/2015

Pêras Folhadas em Chocolate





Ingredientes:

2 pêras Rocha
1 quadrado de massa folhada
sumo de limão
1,5 chávenas de chá de leite de coco
1 chávena de nozes moídas
2 colheres de sopa de açúcar (recomendo que usem 4)
2 colheres de sopa cheias de farinha
1 colher de sopa cheia de manteiga
1 colher de chá de canela
4 quadradinhos de chocolate negro 70% cacau (são aprox. 70 gr.)


 
 
Preparação:

Coloque em banho-Maria o chocolate, quando derreter mexa bem e incorpore o leite de coco. Mantenha em banho-Maria. Junte as nozes, a canela, o açúcar e vá mexendo. Envolva por fim a farinha. Desligue o lume. A massa deve ficar cremosa ligeiramente líquida. Se necessário rectifique com um pouco mais de leite de coco.
Num pequeno recipiente de ir ao forno untado com manteiga ou com spray, coloque as pêras descascadas  (mantenha o pecíolo) e regadas com sumo de limão para não oxidarem. Verta a massa de chocolate sob a fruta com o cuidado de não sujar os pecíolos. Cubra com massa folhada de modo a descair dos bordos do recipiente. Faça duas folhas em massa folhada e coloque no topo das pêras. Pincele com gema de ovo e leve ao forno a 180º aproximadamente 20 a 25 minutos até a massa folhada estar bem douradinha e estaladiça.
Só coloquei duas colheres de açúcar o que me fez parecer pouco doce, por isso da próxima utilizarei quatro colheres. Sirva morno. A massa de chocolate irá ficar tipo bolo nos extremos e tipo petit gateaux no centro junto às pêras. Uma dica final: se quiserem usem um descaroçador (não o fiz nesta receita) e encham o espaço central da pêra também com massa de chocolate e coco. Aproveitem na mesma o pecíolo para decorar.

Mais uma vez desculpem-me a má qualidade das fotos.
 
 
 
Nota:
 A ideia retirei do livro "Chocolate, uma paixão" de Nicoletta Negri, pag. 48, no entanto fiz a minha versão. Em vez de natas usei leite de coco, em vez de avelã usei nozes e não coloquei maçapão.
 
 
 
 
 http://cozinha-sem-tabus.blogspot.pt/2010/12/peras-folhadas-em-chocolate.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...