04/02/2015

Doce Fino (Algarve)

Image


Ingredientes:
500 gr Amêndoa pelada e muito bem moída
500 gr de Açúcar
Água q. b. para cobrir o açúcar

Para pelar a amêndoa:
Ferver água, tirar do fogo e juntar a amêndoa, esperar até arrefecer um pouco e descascá-la. Deixar secar um dia ou dois.




Preparação:

Moer a amêndoa 3 vezes na picadora tipo 1,2,3. Pesar a amêndoa e colocar a mesma quantidade de açúcar num tacho e juntar a água. Vai a lume brando. Deixar ferver até ponto fio* (vai-se mexendo de vez em quando, com a colher de pau, para ajudar a dissolver o açúcar). Quando estiver em ponto de fio, junta-se a amêndoa, mexe-se rapidamente, até ficar uma pasta sem grumos. Tira-se do fogo. Continua-se a mexer até arrefecer ao ponto de pudermos colocar as mão sem queimar: por esta altura a pasta já está durinha. Amassa-se sobre a pedra mármore (vai-se fazendo um rolinho, depois viram-se as pontas para dentro, sucessivamente, até a massa ficar firme e quase fria). Acondiciona-se numa taça, de preferência de vidro, tapada. Nesta fase não guardar no frigorífico. Deixa-se descansar até ao dia seguinte. Moldam-se os bolinhos. A restante massa guarda-se no frigorífico, em caixa bem fechada. Não deve apanhar humidade. Tem um mês de validade.
Notas:
Não usar tacho de alumínio, pode ser de inox ou anti-aderente usado só para esse efeito, assim como a colher de pau.

Ponto de fio:
A calda estará neste ponto se, molhando o dedo indicador na calda e unindo-o em seguida ao polegar e afastando-o, formar-se um fio quebradiço.




 https://joaorosa88.wordpress.com/2013/04/05/doces-historia-e-receitas-de-dois-doces-diferentes-2/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...