16/04/2014

Chocolate Ombre Layer Cake

Chocolate ombre layer cake


Ingredientes:

(Para 5 formas de 16cm)
375g de farinha c/ fermento
250g de manteiga, à temperatura ambiente
350g de açúcar
4 ovos
250ml de buttermilk (ver receita abaixo)
1 vagem de baunilha (raspada) ou 1 c. (sob.) de pasta de baunilha
55g de cacau (de boa qualidade)

 


Preparação:
 

Forrar 5 formas de 16cm com papel vegetal (ou 4 de 18). Preparar o buttermilk, adicionando 2 colheres de sopa de sumo de limão dentro de uma taça de 250ml de leite e deixar em repouso até coalhar (cerca de 10 a 15min.)
Bater a manteiga (amolecida), o açúcar e a pasta de baunilha (ou sementes raspadas) durante 4 minutos em velocidade média, até obter um creme esbranquiçado e fofo. Adicionar os ovos a velocidade baixa, um de cada vez. Por fim alternar entre a farinha e o buttermilk e misturar até ficar homogéneo.

Pesar e dividir a massa em 5 partes iguais. Num das taças adicionar 25g de cacau e 15g, 10g, 5g respectivamente nas outras 3. Deixar uma taça sem cacau. Deitar a massa em cada forma e alisar bem (assinalando as mesmas com um lápis para saber depois qual a sequência de cores). Levar ao forno (dois a dois) até estarem cozidos (testar com um palito). Deixar arrefecer um pouco e desenformar em cima de uma grelha.



Buttercream de chocolate (Adaptado):
300g de chocolate negro (de boa qualidade)
350g de manteiga s/ sal, à temperatura ambiente
30g de cacau em pó
150g de açúcar em pó
2 pitada de sal
2 c. (sopa) de crème fraîche
1 c. (café) de pasta de baunilha

 


Preparação:

 Bater a manteiga (mole) durante cerca de 8 minutos na vel. média, até obter um creme esbranquiçado e brilhante(desta forma não terá o sabor intenso a manteiga). Juntar aos poucos a mistura de açúcar/cacau e continuar a bater. Incorporar o chocolate derretido, a pasta de baunilha e a crème fraîche e bater até ficar homogéneo. Se necessário, colocar um pouco no frigorífico até obter a consistência desejada.

Montagem:
Colocar a camada mais clara na base do prato e barrar uma camada fina de creme. Continuar com o mesmo procedimento até à última camada. Aparar um pouco as laterais do bolo com uma faca, caso seja necessário. No topo espalhar uma boa camada de creme assim como nas laterais. Alisar bem com uma espátula. Com um saco pasteleiro e um bico tipo 1M, formar umas rosas no topo.
Colocar o bolo no frigorífico durante uma noite. Retire do frigorífico 20 minutos antes de servir.

 


http://www.cocoebaunilha.com/search/label/Bolos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...