07/09/2013

Pudim de Pão

pudimdepao

Ingredientes:

250 gr pão
250 gr açúcar
½ lt leite
3 ovos
Raspa de um limão
1 colher de chá de canela
4 c. de sopa de caramelo líquido (para untar forma)
Nozes e passas (opcional)

 

Preparação:

    Num recipiente grande, coloque o pão partido em pedaços pequenos (incluindo a côdea) e junte o leite, deixando o pão amolecer durante cerca de 10-15m. Com uma colher desfaça os bocados maiores mas não deixe que o pão se desfaça na sua totalidade.
    De seguida, misture os restantes ingredientes: os ovos, o açúcar, a raspa de limão, a canela e os frutos secos. Misture bem com uma colher (não é preciso bater muito)
    Forra uma forma de pudim com caramelo líquido e deixe secar um pouco.
    Coloque a mistura do pudim de pão na forma e leve ao forno a 180º cerca de 1 hora. Comece a verificar se o pudim está cozido ao fim de 45 min espetando um palito: estará pronto quando o palito sair limpo e quando estiver formada uma crosta dourada por cima.

     

    Notas:

    Se desejar fazer o caramelo para a forma: coloque cerca de 100g de açúcar dentro da forma do pudim mais algumas gotas (1/2 c. de chá) de sumo de limão e leve ao lume baixo/médio. O açúcar começará a derreter e a caramelizar ao fim de alguns minutos. Vá vigiando a intensidade do lume para não queimar demais o caramelo (caso em que fica com um sabor amargo). Quando o caramelo estiver a seu gosto, retire do lume e rode a forma para o espalhar bem a toda a volta. Cuidado com as queimaduras porque o açúcar atinge temperaturas muito elevadas. Qualquer parte da forma que não consiga untar com caramelo deve ser untada com manteiga ou margarina depois de arrefecer um pouco.



    http://receitasavolili.com/sobremesas/bolos-e-tartes/98-pudim-de-pao

    Sem comentários:

    Enviar um comentário

    Deixe o seu comentário.

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...