25/11/2016

Bolo da Vida

Caminhos do Campo (Foto: Reprodução)



O Bolo da Vida é uma tradição do natal. Antigamente, todas as pessoas da família participavam da preparação, cada um colocava um ingrediente e fazia um desejo. Hoje em dia, por causa da correria, o bolo pode ser preparado em tamanho pequeno para dar de presente, ou maior, para caber no cardápio da ceia natalina.
Cada um dos ingredientes usados na receita tem um significado. Por exempo, a farinha de trigo é a força, a cereja, o amor.



Ingredientes da massa:

- 200 gramas de margarina, que significa compreensão
- 2  xícaras de farinha de trigo (força)
- 100 gramas de açúcar branco (ternura)
- 200 gramas de açúcar mascavo
- 4 ovos (criatividade)
- 1 colher de sopa de canela, cravo, ou uma mistura de especiarias. A canela é a coragem, o cravo é o dinheiro
- 1 colher de sopa de fermento químico (desenvolvimento)
- Uma pitada de sal

Para o recheio:
- 100 gramas de frutas cristalizadas (alegria)
- 100 gramas de nozes (fé)
- 100 gramas de cereja (amor)
- 100 gramas de uvas passas brancas
- 100 gramas de uvas passas pretas
- 100 gramas de damasco (paciência)
- Uma maçã picada (paixão)
- 3 colheres de sopa de licor da sua preferência, ou a calda da cereja





Modo de fazer:

Numa tigela, coloque a maçã picada, a cereja, as uvas passas, as nozes picadas, o damasco e as frutas cristalizadas. Misture tudo. Em seguida, derrame o licor, misture mais um pouco. Se quiser, você pode trocar as frutas por outras de sua preferência, ou aumentar a quantidade daquela que você mais gosta.
Deixe a mistura descansando enquanto a massa é preparada. Para fazer a massa, misture a margarina, o açúcar mascavo e o branco. Misture bem até ficar cremoso. Coloque o sal e os ovos. Encorpore tudo, mas tome cuidado para não talhar. Ponha as especiarias, ou o cravo e a canela em pó. Depois, é a vez da farinha de trigo e vá misturando. Com a massa lisa e homogênea, junte tudo, as frutas com a massa. Misture bem e acrescente o fermento.
Despeje numa forma untada e leve ao forno pré-aquecido. Deixe assando por 45 minutos. Quando estiver assado, desenforme e decore. Para isso, prepare um fondant usando o suco de meio limão, ou três colheres de sopa de suco de limão e açúcar de confeiteiro. Vá colocando o açúcar de confeiteiro até formar uma pasta, um creme. Não precisa levar ao fogo.
Cubra o bolo com o fondant. Se preferir, em vez do fondant, você pode polvilhar o bolo com o açúcar de confeiteiro. Por fim, decore com as frutas que você usou no recheio.






http://redeglobo.globo.com/rpctv/caminhosdocampo/noticia/2013/12/aprenda-uma-receita-tipica-de-natal-recheada-de-significados-e-desejos.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...