10 Dicas & Truques

 

 

1 – Como separar a clara da gema do ovo

Para quem não consegue de maneira alguma separar a clara da gema do ovo, a dica é bem simples. Basta partir a casca do ovo cuidadosamente e despejar em um funil com um recipiente embaixo. Assim a gema ficará presa e a clara cairá no recipiente.

2 – O arroz queimou no fundo da panela

Se por um descuido o arroz grudou no fundo na panela, não se desespere. Existe um truque para aproveitar somente a parte que não foi queimada, mas sem aquele gosto desagradável. Coloque uma fatia de pão branco e feche a panela durante 5 minutos. O pão vai absorver o sabor de queimado e em seguida, você pode servir o arroz normalmente.

3 – Não misture as bananas com outras frutas

As bananas liberam gases que aceleram o amadurecimento das outras frutas podendo estragá-las rapidamente. Para manter as frutas sempre frescas, as bananas devem ficar separadas em recipientes distintos ou deixadas uma parte da fruteira reservada só para elas.

4 – Água de batata ou massas cozidas nas plantas

Depois de cozinhar batatas ou massas, em vez de jogar a água fora, deixa esfriar e reaproveite regando as plantas. A água de batatas ou massas cozidas contém nutrientes que deixam as plantas mais saudáveis.

5 – Como descongelar a carne mais rápido

O ideal para descongelar a carne sem precisar usar o micro-ondas é retirar do freezer com antecedência, colocar em recipiente e aguardar alguns minutos para que o gelo derreta na temperatura ambiente.
Mas quando é preciso descongelar a carne rapidamente, a dica é mergulhar o alimento em um recipiente com água fria e algumas gotas de vinagre. Esse truque ajuda na aceleração do processo de descongelamento da carne.

6 – Como cortar a cebola sem chorar

O truque para cortar cebola sem chorar é deixa-la um pouco embaixo da água corrente depois de descascada e em seguida cortar a raiz em forma de cone para retirar a substância que irrita os olhos.

7 – Alface fresca por mais tempo

Para manter a alface fresca por mais tempo dentro da geladeira, retire-a da embalagem plástica e seque bem as folhas. Em seguida, envolva a alface em um papel toalha, coloque em um pote plástico limpo e seco e guarde no fundo da geladeira.

8 – Para tirar o gosto de óleo na fritura

Para que a sua fritura não fique com aquele gosto forte de óleo, após o preparo, coloque alguns pedacinhos de raiz de gengibre no prato para tirar o sabor de fritura dos alimentos.

9 – Como formar gelo rapidamente

A dica de como formar gelo rapidamente é colocar água fervida nas forminhas no lugar de água com temperatura normal. Isso acelera a formação do gelo.

10 – Se o molho queimar…

Basta colocá-lo em outra panela, adicionar um pouco de açúcar – sem exagero para não deixar o molho adocicado – e continuar cozinhando. Esse truque ajuda a eliminar o odor e o gosto ruim do molho queimado.


Dicas e Segredos para fazer Bolos Deliciosos


1. Preparação:

  • Peneire a farinha e o açúcar, para os tornar mais leves e eliminar pequenos torrões.
  • Retire os ingredientes do congelador para o frigorífico com antecedência.
  • Se costuma guardar a manteiga no frigorífico,  retire-a com antecedência, cerca de 30 minutos antes, pois será mais fácil de trabalhar e ficará com uma textura mais cremosa. Desta forma, além de ser mais fácil de ligar com os restantes ingredientes, proporcionará mais suavidade à massa.
  • Os ovos devem igualmente ser retirados do frio com 30 minutos de antecedência, sendo que as claras, trabalhadas à temperatura ambiente, ficam mais estruturadas.

2. A massa:

  • Para conseguir um bolo bem fofinho, substitua a manteiga/margarina pela mesma quantidade de óleo.
  • A massa deve ter sempre um tempo de descanso antes de ser estendida.
  • Antes de estender a massa, polvilhe com farinha a superfície de trabalho. Deverá pôr pouca farinha, caso contrário a massa absorve-a, alterando a sua consistência. Polvilhe igualmente o rolo da massa e, se necessário, as mãos também.
  • Para forrar várias formas ao mesmo tempo, coloque-as lado a lado, cubra-as com uma camada de massa e passe com o rolo por cima.
  • Não é obrigatório enfarinhar a forma depois de untada, mas a farinha facilita o processo de desenformar o bolo, além de deixar uma bonita crosta dourada.
  • Para fazer um bolo alto e fofo não é imperativo usar fermento. Ovos, açúcar e farinha podem ser os únicos ingredientes necessários para o conseguir, sendo o pão de ló um bom exemplo disso mesmo. A leveza da massa é assegurada pelas claras, pois têm uma proteína que, ao ser batida, absorve o ar e aumenta de volume. No forno, em contacto com o calor e com a farinha de trigo, esse ar expande-se, originando as típicas perfurações na massa do bolo.
  • Bater as claras em castelo, mesmo que a receita não o recomende, melhora a textura do bolo. No entanto, a incorporação na massa deve ser feita de forma delicada, caso contrário quebram-se as bolhas de ar das claras, impedindo o bolo de crescer adequadamente.
  • O sal ajuda a clara a aerar mais rapidamente, mas é preciso ter cuidado com o seu emprego, porque provoca desidratação, levando a que a clara perca a textura nevada com facilidade.
  • Em algumas receitas, o fermento em pó é substituído por bicarbonato de sódio, pois entre os ingredientes há um ácido (leite, iogurte, sumo de limão ou outro) que reage com a base (bicarbonato), libertando bolhas de dióxido de carbono que fazem a massa crescer. Nestes casos, o bolo não vai cresce muito, mas a massa fica leve.
  • Depois de aberto, o fermento pode ser usado num período de 3 meses, mesmo estando dentro da validade. Ao fim desse tempo, em contacto com a humidade, tende a perder a sua eficiência e esta é uma das razões por que os bolos por vezes não crescem. Para saber se o fermento está ativo, deite uma colher num copo com água e, se a mistura não borbulhar bastante, é sinal que perdeu a força.
  • O facto de o bolo não crescer também se pode dever a fatores como a temperatura do forno, por estar frio, ou o fermento ser acrescentado muito tempo antes de a massa ir ao forno.
  • A farinha de trigo com fermento não é a mais indicada para a confeção de bolos pois, como referimos anteriormente, o fermento deve ser um dos últimos elementos a serem acrescentados à massa antes de ir ao forno.
  • No caso dos bolos recheados, a massa deverá ser pouco porosa, a fim de não ficar empapada. Uma boa dica é polvilhar uma camada de açúcar em pó antes de deitar o recheio sobre a massa.

3. O forno:

  • Pré-aqueça o forno antes de colocar a massa para que o calor ative o fermento, fazendo a farinha reagir com demais ingredientes e aprisionar o ar, dando leveza à massa.,
  • Deite a massa só até 2/3 da altura da forma para que o bolo possa crescer sem transbordar.
  • Salvo indicação em contrario, a forma deve ser colocada sobre a grelha, a meio do forno, para haver uma melhor circulação do calor.

4. A cozedura:

  • Se a superfície de um bolo começar a ficar escura antes de terminar o tempo de cozedura, cubra-o com uma folha de alumínio.
  • Terminando o tempo da cozedura indicado nas receitas, espete um palito no centro para verificar a cozedura; se sair seco a massa está cozida, se o palito sair húmido, a massa precisa de cozer mais algum tempo.
  • Salvo outra indicação, desenforme o bolo sobre uma rede para arrefecer mais depressa. O ideal é deixar o bolo arrefecer cerca de 15 minutos, colocando a forma sobre a grade, para que o ar possa circular na base, arrefecendo-o uniformemente.
  • Enquanto está quente, a estrutura do bolo é frágil e quebradiça, pelo que não o deixando arrefecer antes de desenformar poderá comprometer a sua estrutura.
  • Para que o bolo não abata ou se desmanche quando é retirado do forno, deve deixá-lo cozer na totalidade antes de o retirar – daí ser importante verificar o ponto com o palito.  Além disso, a massa precisa de um tempo de estabilização, pelo que se o bolo for tirado do forno antes do tempo, a mudança brusca de temperatura ao entrar em contacto com o ar frio, faz com que as bolhas de  ar no seu interior diminuam e, havendo uma redução da pressão interna, o bolo abate rapidamente.





DiferentesCamadasBoloNaoMisturem

Como fazer com que as camadas de um bolo não se misturem?

Verta a segunda camada com uma colher de sopa virada ao contrário.
Desta forma, evitará que a camada inferior abra fissuras e se misture com a seguinte.

 

 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...