23/03/2018

Folar de Páscoa de Olhão

iguaria-folar-do-algarve-olhao



Ingredientes:

Farinha – 500 gr
Fermento de Padeiro – 30 gr
Laranja – 1 (sumo)
Leite – 100 ml (morno)
Sal – Uma pitada
Banha – 125 gr (ou manteiga)
Manteiga – 125 gr
Aguardente – 1/2 Chávena
Manteiga – A gosto
Açúcar Amarelo – A gosto
Canela – A gosto

 

 

 

 

 

Instruções:

Mistura o fermento de padeiro com o leite morno até ficar totalmente dissolvido.
Depois põe a farinha toda numa tigela grande e faz um buraco no meio, deita o leite com o fermento de padeiro no centro e usa a farinha da periferia para amassar bem, depois junta o sumo de laranja, o sal, a banha, a manteiga e a aguardente, e mistura tudo bem, se for preciso usa a batedeira com as varinhas em espiral.
Depois de bem amassado cobre a massa com um pano e deixa repousar por 1 hora.
Retira a massa e amassa bem até não colar nos dedos (se for preciso põe um pouco mais de farinha), agora podes escolher duas maneiras:
Se tiveres latas/tacho com +/- 10 centímetros de diâmetro podes fazer da forma tradicional, tira bocados de massa +/- uns maiores que outros, usa um rolo para criar círculos com 0.5 cm de espessura, unta a lata/tacho com bastante manteiga e põe um dos círculos deve cobrir o fundo e os lados e deita mas nozes de manteiga, polvilha generosamente com canela e açúcar amarelo, depois põe outro circulo em cima desse também pelo fundo e pelos lados e mais manteiga, canela e açúcar amarelo, repete o processo até teres pelo menos umas 5 ou 6 camadas e encher completamente.
Se não tiveres, então não dividas a massa, estende a massa toda com um rolo em um retângulo com quanta largura sobrar de massa e com 10/12 centímetros de altura, põe algumas nozes de manteiga e polvilha com bastante canela e açúcar amarelo e depois enrola toda para fazer um cilindro com os 10 centímetros de altura.
Depois de teres o folar pronto, põe outra vez um pano por cima e deixa num sitio quente a levedar umas 2 horas.
Por fim polvilha o topo com açúcar amarelo e um pouco de canela e leva ao forno pré-aquecido a 190C durante 1 hora. Desenforma ainda quente com ajuda de uma faca.









https://www.iguaria.com/sobremesa/bolo/folar-de-pascoa-de-olhao/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...