16/03/2018

Bolo de Laranja com Creme de Ovos




 Ingredientes:

6 ovos inteiros tamanho L
280 gr de açúcar
Raspa da casca de 2 laranjas
100 gr de farinha com fermento
 
Para decorar: 
Creme de ovos
Nata fresca batida em chantilly
Morangos frescos
 
Creme de ovos: 
5 gemas, 
5 colheres de sopa de açúcar, 
5 colheres de sopa de água
2 cascas de laranja.
 
 
 
 
 
 Preparação:
 
Bater os ovos com o açúcar e a raspa de laranja durante 15 minutos na batedeira (velocidade média/alta) com varas de arame até obter uma espuma fofa, tipo mousse. Depois juntar a farinha com fermento peneirada e envolver delicadamente. Levar a cozer durante 35 a 40 minutos em forno pré-aquecido a 190ºC.
Desenforme o bolo, deixe-o arrefecer, barre com nata fresca batida com um pouco de açúcar (usei 150 ml de nata e 2 colheres de sopa de açúcar em pó). Deite por cima o creme de ovos e fruta fresca a gosto (usei morangos).
 
Creme de ovos: 
 Separe as gemas das claras e deite as gemas numa tigela. Misture-as com uma colher e reserve até ter a calda de açúcar pronta. Num tacho, coloque o açúcar, a água e as cascas de laranja. Leve ao lume até o açúcar dissolver (não mexa com colher), depois de levantar fervura deve ferver 2 a 3 minutos. Desligue o lume e deite a calda de açúcar em fio por cima das gemas. Vá mexendo sempre, depois volte a levar a mistura ao lume até engrossar. Deve fazer este processo em lume brando e mexendo sempre até as gemas com açúcar engrossarem, mas sem as deixar cozer em demasia (demora cerca de 15 minutos, deve ser feito lentamente em lume brando). Quando o creme de ovos estiver pronto, use-o só depois de totalmente arrefecido.
 
 
 
 
 
 
 
 
 https://www.receitasemenus.net/bolo-de-laranja-com-creme-de-ovos/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...