28/05/2016

Risoto



  Receita Básica.


Ingredientes:
  aproximadamente 1,1 litros de caldo (frango, peixe ou legumes, conforme a sua receita)
– 1 colher de sopa de manteiga
– 2 colheres de sopa de azeite
– 1 cebola roxa grande picada bem pequenina
– 2 dentes de alho picadinhos
– 400g de arroz arbóreo
– 2 taças de vermute branco seco ou vinho branco seco
– sal e pimenta do reino moída na hora
– 70g de manteiga
– 115g de queijo parmesão ralado




Esta é uma receita base para qualquer risoto, lembrando só que se sua receita levar frutos do mar, esqueça o queijo parmesão! Eles não se dão. E fique atento à textura do risoto, que deve ser muito, muito cremoso, e nunca espesso e pesado.
Vamos por etapas.




 Preparação:

Etapa 1- Aqueça o caldo que combine com sua receita (legumes, galinha, carne, etc).
Em uma outra panela, aqueça o azeite e a manteiga, acrescente a cebola, o alho e frite muito lentamente até ficarem macios. Quando os legumes estiverem assim, acrescente o arroz e abaixe o fogo.

Etapa 2 – O arroz vai começar a fritar levemente, e você continua mexendo, devagarinho. Depois de um minuto, mais ou menos, ele vai ficar ligeiramente transparente. É a hora de aumentar o fogo, acrescentar o vermute ou vinho e continuar mexendo – o cheiro deve ser fantástico. O aroma e o gosto do álcool vão evaporar e deixar o arroz com uma deliciosa essência.

Etapa 3 – Assim que o vermute ou o vinho evaporarem, adicione a primeira concha de caldo e uma boa pitada de sal. Diminua o fogo para o arroz não cozinhar demais por fora, ficando cru por dentro. Vá acrescentando o caldo aos poucos, de concha em concha, massageando o amido que se desprende do arroz, deixando cada concha de caldo ser absorvida antes de adicionar a próxima. Isso levará cerca de 15 minutos. Prove o arroz. Se estiver tenro, mas com certa consistência no grão, está pronto. Não esqueça de acertar os temperos.

Etapa 4- Retire a panela do fogo e adicione a manteiga e o parmesão. Mexa bem. Tampe a panela e deixe descansar de 2 a 3 minutos, no máximo! Essa é a parte mais importante para o risoto ficar perfeito, pois esta é quando ele se torna extremamente cremoso como deve ser. Sirva o mais rápido possível, enquanto o risoto mantém sua bela textura.





http://www.eucomosim.com/receitas/como-fazer-um-risoto-perfeito/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...