28/05/2016

Bolo de Chocolate levissimo com Calda de Vinho Tinto



Bolo de chocolate amargo com calda de vinho



 Ingredientes:

1 xícara manteiga sem sal, cortada em pedaços
⅓ xícara de farinha de trigo
230g chocolate amargo (pelo menos 70% de cacau), picado
1 xícara de açúcar
4 ovos grandes
¾ colher de chá de sal

Para Calda
230g chocolate amargo (pelo menos 70% de cacau), finamente picado
¼ xícara de manteiga sem sal, cortada em pequenos pedaços
½ colher de chá de sal
½ xícara de açúcar de confeiteiro
½ xícara de vinho tinto (Pinot Noir é o meu favorito para esta receita)





 Preparação:

Pré-aqueça o forno a 165 graus. Unte uma forma de fundo removível com manteiga e farinha. Derreta o chocolate, com o açúcar e a manteiga em banho maria mexendo sempre, até que o chocolate esteja quase completamente derretido, cerca de 3 minutos; retire do fogo e continue a mexer até que o chocolate esteja completamente derretido.
Deixe esfriar completamente.
Transfira esta mistura de chocolate para a tigela da batedeira e em velocidade média, adicione os ovos 1 de cada vez, batendo bem após cada adição. Bata até que a mistura tenha uma consistência de mousse. Reduza a velocidade para baixa e adicione sal e ⅓ xícara de farinha; misture apenas até ficar homogêneo. Passe a massa para a forma untada.
Asse até  ver que a parte superior ficou firme e as laterais ligeiramente escurecidas, 55-65 minutos, faça o teste do palito no centro do bolo. Tire do forno e deixe sobre uma grade, espere o bolo esfriar completamente antes de desenformar.

Calda:
Derreta o chocolate, a manteiga, e o sal em uma tigela em banho Maria mexendo sempre, até que o chocolate e a manteiga fiquem derretidos, cerca de 5 minutos. Misture o açúcar de confeiteiro.
Enquanto o chocolata derrete, leve o vinho para ferver em uma panela pequena, assim que ferver desligue.
Retire a mistura de chocolate do fogo e adicione ao vinho; com uma espatula misture os dois até engrossar pode levar de 5 a 10 minutos.
Coloque o bolo sobre uma grelha e despeje a calda. Com a ajuda de uma espatula espalhe a calda no topo e nas bordas.  Deixe o bolo repousar à temperatura ambiente até que a calda endureça de, 2-3 horas.






 http://www.eucomosim.com/receitas/bolo-de-chocolate-levissimo-com-calda-de-vinho-tinto/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...