22/12/2015

Conhece os doces de Natal? Doces de Natal tradicionais.

Doces de Natal tradicionais

 Filhós – As filhós consistem numa massa preparada à base de farinha de trigo, a que se juntam ovos, leite, fermento e azeite (algumas receitas também incluem aguardente e/ou sumo de laranja). Esta massa batida e levedada é depois frita, tradicionalmente em azeite, podendo depois ser coberta com mel, açúcar e/ou canela. Já está a adivinhar que é bastante calórica… uma filhó pequena contém cerca de 135Kcal.

Azevias – Preparadas com grão ou com batata doce (algumas receitas juntam os dois ingredientes) e recheadas com amêndoa e ovos, as azevias são depois fritas em óleo e cobertas com açúcar (e eventualmente canela). Uma unidade tem cerca de 190Kcal.

Sonhos – Os tradicionais sonhos de abóbora levam, como o próprio nome indica, bastante abóbora. Farinha, ovos, açúcar e raspa de laranja, juntam-se à receita para, no final, levarem uma cobertura de calda de açúcar.
O resultado? Perto de 190Kcal por sonho!

Bolo Rei – É talvez o mais emblemático doce de Natal. As receitas são muitas, mas incluem sempre uma massa que leveda, à qual se juntam depois vários frutos secos e frutas cristalizadas.
Uma fatia deste bolo denso e ricamente ornamentado pode fornecer até 390Kcal, pelo que é também um rei das calorias!
 
Fatias douradas – Fatias de pão que são passadas por leite e depois por ovos, vão a fritar até ficarem douradas. Depois, são cobertas com calda ou simplesmente polvilhadas com açúcar e canela.Há quem faça as fatias douradas no forno, o que as poupa às calorias da fritura. Se gostar do resultado vale a pena, pois uma das tradicionais fatias douradas com calda tem cerca de 210Kcal.





http://www.mulherportuguesa.com/alimentacao/receitas-natal/conhece-os-doces-de-natal/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...