02/11/2015

Bolo de Castanha e Chocolate




Ingredientes:

200 gr de chocolate negro (70% cacau)
6 ovos
80 gr de açúcar
110 gr de manteiga sem sal
150 gr de farinha de castanha (cerca de 350 gr de castanhas cruas)
sal q.b.

 



Preparação:
 
Preparar uma forma de 20 cm forrada com papel vegetal. Pré-aquecer o forno a 180 ºC.
Partir o chocolate em pedaços e derrete-lo em banho-maria (colocar numa taça, sobre uma panela com água a ferver, sem que o fundo da taça toque na água, levar ao lume, para que a temperatura da água faça derreter o chocolate sem queimar), deixar arrefecer.
Entretanto, lavar as castanhas, dar-lhe um corte a meio, coloca-las numa panela, cobrir com água e levá-las a cozer. Retirar do lume quando estiverem bem cozidas e deixar arrefece-las ligeiramente. Pelar as castanhas e reservar até estarem completamente frias. Colocar as castanhas num robot de cozinha e triturar até formar uma espécie de farinha.
Separar as gemas das claras. Bater as claras em castelo com uma pitada de sal. Reservar.
Bater os ovos com a manteiga e o açúcar até formar um creme espesso. Juntar o chocolate derretido continuando a bater em velocidade baixa. Juntar a farinha de castanha (reservar um pouco para decoração), continuando a bater mesma velocidade. Envolver as claras em castelo, pouco a pouco, até obter uma massa leve e arejada.
Colocar na forma preparada, levar ao forno cerca de 30 a 40 minutos. O bolo deve ficar cozido, mas com a consistência húmida.
Retirar do forno, deixar arrefecer ligeiramente e depois desenformar e deixar arrefecer completamente. Decorar com a restante farinha de castanha.

 




http://cozinhafresh.blogspot.pt/
 http://cozinhafresh.blogspot.pt/2015/10/bolo-de-chocolate-e-castanha-e-chegada.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...