08/09/2015

Empadão de Peixe com Delícias do Mar

Empadão de peixe com delícias do mar

Ingredientes:
 
500 g de pescada ou outro peixe a gosto
1,200 kg de batatas
2 colheres (sopa) de  manteiga
1 dl de leite quente + 2 colheres (sopa) de leite
5 gemas
Noz-moscada q.b.
Sal e pimenta q.b.
200 g de delícias do mar
1 cebola
3 dentes de alho
0,5 dl de azeite
50 g de farinha
Salsa picada q.b.





Modo de Preparação:

Leve o peixe a cozer em água temperada com sal, depois escorra-o, deixe-o amornar e lasque-o finamente rejeitando peles e espinhas. Passe a água da cozedura pelo passador de rede e reserve.
Descasque as batatas, lave-as, corte-as ao meio e leve-as a cozer em água temperada com sal. Escorra-as, passe-as pelo passevite, junte a manteiga, 1 dl de leite quente e 4 gemas, tempere com noz-moscada, sal e pimenta e mexa bem.
Descongele as delícias do mar e pique-as finamente com uma faca. Descasque e lave a cebola e os alhos e pique-os finamente. Aqueça o azeite num tacho ao lume, adicione a cebola e os alhos e deixe refogar até ficar douradinho.
Junte depois a farinha, aos poucos e mexendo sempre e acrescente 5 dl da água de cozer o peixe, mexendo bem para que não fique com grumos. Adicione então o peixe lascado, as delícias do mar e um pouco de salsa picada, misture muito bem, rectifique os temperos e retire do lume.
Disponha metade do puré de batata num tabuleiro de louça ou pirex, junte por cima o preparado do peixe e cubra com o restante puré, utilizando um saco de pasteleiro com boquilha lisa, dando o efeito que vê na foto. Pincele com a restante gema misturada com as 2 colheres (sopa) de leite e leve ao forno pré-aquecido a 200°C até ficar bem douradinho. Retire do forno e sirva.







 http://www.teleculinaria.pt/receitas/empadao-de-peixe-com-delicias-do-mar/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...