10/05/2015

Charlotte Dourada



 Ingredientes:

1 colher das de sopa de leite
2 colheres das de sopa de rum
1 pacote de biscoito champanhe (200g)
1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12g)
250 g de damasco
1 lata de creme de leite
3 claras
3 colheres das de sopa de açúcar

Calda de damasco:
100 g de damasco
3 colheres das de sopa de açúcar
3 colheres das de sopa de licor de laranja
100 g chocolate cobertura meio amargo para decorar
damasco , para decorar





Modo de Preparação:

Forre um recipiente refratário redondo com papel de alumínio. Misture o leite com o rum e umedeça os biscoitos, arrumando-os lado a lado e no fundo do recipiente. Dissolva a gelatina em uma colher das de sopa de água e leve ao fogo, em banho-maria para derreter. Coloque no liquidificador o damasco, o creme de leite e a gelatina dissolvida. Bata bem a té obter um creme homogêneo. Bata as claras em neve e vá acrescentando o açúcar até obter um suspiro firme. Incorpore o creme de damasco e mexa delicadamente. Despeje cuidadosamente na fôrma com os biscoitos e leve à geladeira para firmar.

Calda de damasco:
Deixe o damasco de molho em uma colher das de sopa de água por cerca de 1 hora. Coloque o damasco e a água no liquidificador e bata bem. Despeje em uma panela e acrescente o açúcar e o licor. Leve ao fogo por cerca de 10 minutos, para encorpar. Coloque o chocolate picado em um recipiente refratário pequeno e leve ao fogo, em banho-maria para derreter. Retire, misture bem e espere amornar. Passe alguns damascos, que serão utilizados na decoração, pelo chocolate derretido e coloque sobre papel de alumínio para secar. Desenforme a charlotte em um prato de servir. Regue com a calda. Coloque o restante do chocolate derretido em um saco plástico pequeno e corte a ponta. Faça movimentos sobre a charlotte para formar fios de chocolate. Enfeite com o restante dos damascos, os damascos banhados e sirva.

Dicas:
- Para obter um efeito bonito, mergulhe só a metade de cada damasco pelo chocolate derretido.
- Caso sobrem alguns biscoitos, quebre-os em pedaços grandes, umedeça-os e mergulhe-os no creme de damascos, antes de levar a charlotte para gelar. 




http://van-de-kok.blogspot.pt/2008/06/charlotte-dourada.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...