05/03/2015

Rissóis de Bacalhau

rissois-bacalhau-rj


Ingredientes: 

 Massa:
4 dl de água
1 casca de limão
800 gramas de farinha
4 dl de leite
sal a gosto
100 gramas de margarina

Recheio:
1500 gramas de Bacalhau
1 cebola picada
Salsa picada q.b.
azeite
2 dentes de alho (grandes) picados
molho branco ou béchamel, que vamos fazer nesta receita)

 Molho béchamel:

300 ml de água (de cozer o bacalhau)
100 gramas de manteiga
Sal, pimenta e noz moscada q.b.
300 ml de leite
2 colheres (sopa) de farinha (uso Espiga T65)

 

 

Preparação:

Iniciamos a confecção da receita por cozer o bacalhau em agua a ferver. Deixamos cozer durante mais ou menos 10 minutos, escorrendo de seguida, mas guardamos a agua onde cozeu para usar masi tarde. Deixamos o bacalhau arrefecer para depois desfiar.
Vamos agora fazer o molho Bechamel, iniciando por juntar o leite e a agua da cozedura do bacalhau num tacho e aquecer. Quando estiver a ferver vamos juntar a pimenta, a noz moscada e um pouco de sal. De seguida vamos derreter a manteiga numa frigideira e juntar com a farinha, para desta forma evitar que o bechamel fique em grumos. Depois vamos juntar a mistura do leite e agua do bacalhau já fervidos e mexer tudo muito bem com uma varad e arames. O molho irá novamente ferver e vai engrossar. Depois de ferver retire do lume e reserve.
Vamos de seguida preparar o recheio dos rissóis, iniciando por juntar o alho, a cebola e um pouco de azeite num tacho e levar ao lume até alourar. Seguidamente vamos juntar o bacalhau e adicionar temperos se achar necessário. De seguida juntamos a salsa picada e misturamos. Finalmente vamos juntar o molho bechamel, deitando por cima do bacalhau, mexendo sempre muito bem para ficar bem misturado. Retirar o recheio para arrefecer.
Vamos agora preparar a massa juntando a casca de limão, a margarina,sal, o leite e a agua num tacho e levar ao lume até ferver. Quando estiver a ferver vamos retirar a casca de limão e vamos juntar a farinha e mexer ate que a massa descole do tacho. Finamente vamos polvilhar uma superfície lisa com farinha onde vamos deitar a massa deixando arrefecer um pouco.
Estender a massa de forma a que fique fina com a ajuda de um rolo de massa e espalhar o recheio do bacalhau. Vamos dobrar a massa e cortar com a ajuda de um copo para ficar com o formato de meia lua.
Finalmente  vamos passar os rissóis pelo ovo batido, depois pelo pão ralado e fritar em óleo quente.




 http://www.receitasja.com/receita-de-rissois-de-bacalhau/#

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...