22/12/2014

Cheesecake de Laranja e Limão



 Ingredientes:

45 g de passas brancas
3 colheres de sopa de conhaque
3 colheres de sopa de semolina
340 g de ricota
3 gemas grandes
85 g de açúcar de confeiteiro
3 colheres de sopa de suco de limão galego
1 1/2 colher de chá de essência de baunilha
raspas de 2 limões grandes

Cobertura:
2 laranjas
2 tangerinas
1 limão galego
4 colheres de sopa de geléia de limão



Delicie-se com o sabor de limão fresco desta cheesecake ao estilo italiano. Ela pode ser servida com chá no lanche ou como sobremesa. As cheesecakes geralmente contêm alto teor de gordura, mas esta receita não é feita com massa muito gordurosa e leva ricota em vez de cream cheese.



Modo de preparo:

Coloque as passas brancas numa tigela pequena, adicione o conhaque e deixe de molho por pelo menos 30 minutos ou até a maior parte do conhaque já ter sido absorvida.
Pré aqueça o forno a 180°C. Cubra o fundo de uma fôrma redonda antiaderente e de fundo removível de 20 cm com papel-manteiga de cozinha. Unte os lados da fôrma levemente. Polvilhe 1 colher de sopa de semolina na fôrma, cobrindo o fundo e os lados, e depois retire o excesso. Reserve.
Numa tigela, passe a ricota por uma peneira bem fina. Acrescente e misture as gemas, o açúcar, o suco de limão, a essência de baunilha e o restante da semolina. Junte as raspas de limão e as passas brancas com o conhaque restante.
Com uma colher, coloque a mistura na fôrma já preparada e alise a superfície, para que fique uniforme. Asse por 35 a 40 minutos ou até a parte de cima ficar marrom e os lados estarem se soltando da fôrma. Deixe esfriar no forno desligado e com a porta entreaberta por 2 a 3 horas.

Para a cobertura:
Descasque as laranjas, as tangerinas e os limões, retirando toda a parte branca, em seguida corte-os em gomos. Aqueça a geléia levemente numa panela pequena até que derreta.

Cuidadosamente, retire a cheesecake já fria da fôrma e coloque-a numa travessa para servir. Pincele com uma camada da geléia derretida. Coloque as fatias de frutas cítricas por cima e cubra com o restante da geléia. Deixe descansar antes de servir.




 http://www.avitrinedosabor.com.br/frutas-e-sobremesas/690-cheesecake-de-laranja-e-lim%C3%A3o.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...