15/11/2014

Macaron de Amêndoas





 Para preparar o macaron:

Ingredientes:

Biscoitos de amêndoa
2 xícaras de farinha de amêndoa (500 ml)
2 xícaras de açúcar de confeiteiro (500 ml)
4 claras de ovo, temperatura ambiente
1 xícara de açúcar (250 ml)
1 xícara de água (250 ml)
Corante preto para alimentos




Modo de preparo:

Misture no processador a farinha de amêndoa e o açúcar de confeiteiro por 2 minutos, até formar uma mistura bem homogênea. Adicione 2 claras de ovo e bata até ficar uniforme (a textura será semelhante à da pasta de amêndoa). Adicione o corante e continue batendo para misturar tudo. Você pode adicionar mais algumas gotas até obter a coloração desejada. Transfira para uma vasilha grande e reserve.
Em uma panela funda, despeje 1 xícara de água e 1 xícara de açúcar e deixe ferver por 15 minutos até a mistura reduzir pela metade e a calda resultante estar em ponto de bala ou atingir 110°C em um termômetro de cozinha.
Usando um mixer padrão ou de mão, bata 2 claras de ovo até ficarem em neve. Adicione lentamente a calda quente e continue batendo até obter uma textura firme e o merengue esfriar.
Com uma espátula, acrescente cuidadosamente ¼ do merengue na mistura de amêndoa. Continue acrescentando o merengue até que esteja totalmente incorporado. A mistura ficará brilhante e uniforme.
Use um saco de confeiteiro com um bico arredondado de 1 cm. Distribua a massa em uma assadeira. Bata na parte de baixo da assadeira para remover bolhas de ar. Deixe secar em temperatura ambiente por 1 hora para que se forme uma película.
Asse o biscoito no forno a 120°C por 20 minutos. Gire a assadeira após 10 minutos para a massa assar por igual. Remova os biscoitos do forno e deixe esfriar sobre papel manteiga.
Separe os biscoitos do mesmo tamanho em pares e preencha um com ½ colher de sopa do recheio.

Para fazer o creme de manteiga:
1 xícara de açúcar (250 ml)
1 xícara de água (250 ml)
4 gemas de ovo
1 ovo
½ xícara de manteiga gelada em cubo
1 colher (chá) de extrato de baunilha (5 ml)



 Modo de preparo:

Ferva uma xícara de água e 1 xícara de açúcar por aproximadamente 4 minutos até alcançar 117°C em um termômetro de cozinha.
Com um mixer padrão ou de mão, misture as gemas e adicione mais um ovo. Despeje a calda quente restante enquanto bate as gemas.
Bata durante 10 minutos, aproximadamente, até que o creme esfrie e esteja leve e macio.
Adicione a manteiga e continue batendo até uniformizar. Acrescente a baunilha. Reserve.



 http://gnt.globo.com/receitas/receitas/macaron-de-amendoas-do-chef-chuck-hughes.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...