15/05/2014

Bomba Gelada de Frutos Vermelhos




Ingredientes:

Ovos: 6
Açúcar: 225 g + extra para polvilhar
Essência de baunilha: 1 colher de chá
Farinha de trigo sem fermento: 8 colheres de sopa
Água a ferver: 2 colheres de sopa
Compota de frutos vermelhos: 8 a 10 colheres de sopa
Manteiga para untar a forma: q.b.
Gelado de baunilha: 1 l
Frutos vermelhos variados: 1 chávena
 

Preparação:

Começar por fazer as tortas.
Pré-aquecer o forno a 200 º C. Untar uma forma (35 x 22 cm) e forrá-la com papel vegetal. Untar também o papel vegetal e polvilhar com farinha, descartando o excesso, e reservar.
Numa tigela grande, adicionar os ovos, o açúcar e a essência de baunilha. Bater até a mistura engrossar bastante (quando se levanta o batedor, o rastro na superfície deve permanecer durante pelo menos dez segundos). Adicionar a farinha, peneirada, em três vezes, envolvendo suavemente entre cada adição. Envolver a água a ferver.
Dividir a mistura em duas partes iguais e espalhar uma delas uniformemente sobre o tabuleiro. Cozer no forno pré-aquecido durante dez minutos.
Colocar um pano de cozinha limpo na bancada e polvilhar com açúcar. Virar o bolo sobre o pano e retirar o papel vegetal. Enrolar cuidadosamente, a partir de um dos lados mais compridos, em conjunto com o pano de cozinha. Deixar arrefecer sobre uma rede, com o lado da união da torta virado para baixo.
Repetir o mesmo procedimento para fazer a segunda torta.
Para rechear as tortas, desenrolar cuidadosamente cada um dos bolos depois de arrefecerem. Espalhar a compota de frutos vermelhos em cada um, deixando uma pequena margem à volta. Enrolar os bolos de novo (já sem o pano de cozinha) e envolver cada um firmemente em película aderente. Refrigerar durante pelo menos uma hora.
Para montar o ice cream bombe, começar por aparar as extremidades irregulares das tortas e cortar em fatias de aproximadamentedois centímetros de espessura.
Escolher uma taça que possa ir ao congelador, como pirex ou inox (não tem que ser bonita pois não vai ser usada para servir), e forrar o fundo e os lados com película aderente.
Dispor as fatias de torta em torno da taça, começando pelo fundo. Fica melhor se todas as fatias forem colocadas de forma a que o lado da união da torta esteja voltado para baixo, em direção à fatia do centro. Juntar bem as fatias de modo a que não fiquem espaços entre elas. Tapar a taça com película aderente e congelar, pelo menos, durante 30 minutos.
Amolecer o gelado de baunilha colocando-o no frigorífico 30 minutos antes de o usar.
Retirar a taça do congelador, remover a película aderente do topo, adicionar metade do gelado por cima das fatias de bolo e espalhar bem. Juntar a mistura de frutos vermelhos e cobrir com o restante gelado.
Tapar de novo a taça com película aderente e colocar no congelador durante pelo menos quatro a cinco horas (ou, preferencialmente, de um dia para o outro).
Para servir, retirar a película aderente do cimo da taça e virar esta cuidadosamente para cima de um prato de servir. Remover a taça e o revestimento de película aderente.
Dependendo da temperatura ambiente, aguardar pelo menos dez minutos antes de servir o bolo. Por fim, é só cortar e saborear.



 http://sabores.sapo.pt/receita/bomba-gelada-de-frutos-vermelhos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...