01/03/2014

Como fazer o Chá Marroquino?

 Cha Verde Receita Tajana Marrocos Culinaria Bebidas

Ingredientes:

3 Colher(es) de chá de Chá Verde solto
10 Folha(s) raminhos de menta fresca
3 Colher(es) de sopa de açucar


Modo de Preparo:

Ferva um pouco mais de água do que aquela necessária para fazer um bule de chá. Uma vez fervida a água, deite um pouco no bule de chá, agitando-o cuidadosamente de forma a aquecer o bule com a água fervida. Deite a água fora. • Coloque, dentro do bule.



Nota:
Em Marrocos é prática comum beber um copo de chá de menta cinco ou seis vezes por dia – para além do convívio social e do paladar refrescante e delicioso, o chá de menta tem algumas propriedades terapêuticas conhecidas. Aprenda a preparar um chá de menta tipicamente marroquino e traga um pouco de Marrocos para a sua casa.

O poder do chá de menta

Há muitos séculos que o chá de menta faz parte da cultura e estilo de vida marroquino. Para além de ser sinónimo de um ritual relaxante e saboroso (os marroquinos apreciam o seu chá de menta especialmente doce!), diz-se que o chá de menta faz bem à saúde, nomeadamente para facilitar a digestão, aliviar a má disposição resultante da mesma, combater dores de cabeça e estados de nervosismo. Num país onde não se bebe álcool, os marroquinos admitem que o chá de menta possa ser o seu grande e único “vício”, sendo consumido cinco ou seis vezes por dia ou por vezes até mais. Servido quente, morno ou frio, o chá de menta é ainda um símbolo da hospitalidade marroquina.

Como servir um chá de menta

Tradicionalmente, o chá de menta é preparado num bule específico – o bule Berber ou Sufi – de formas curvas e com desenhos mouros, é normalmente feito de latão ou banhado em prata. Ao contrário do que habitualmente sucede na hora de servir um chá, o chá de menta não é servido nas típicas chávenas de chá, mas antes num pequeno copo de vidro colorido e ornamentado – o que torna toda a cerimónia do chá de menta ainda mais agradável. O bico longo e elegante do bule marroquino facilita o ato de servir o chá de menta nos respetivos copos de chá marroquinos. Se pretender fazer e servir chá de menta com frequência, aconselha-se o investimento num bule de chá marroquino, exclusivamente reservado para a preparação do chá de menta, evitando assim a influência dos sabores e aromas de outros chás. Para além disso, os típicos copos de chá marroquinos também são um pequeno extra que tornará cada momento de chá especial. Para servir um chá de menta com pompa e circunstância, disponha o bule e os copos em vidro num tabuleiro em latão.

 

 

 Como fazer o chá marroquino?

Servir o Cha de Marrocos
Servir o Cha de Marrocos
Primeiro tem de colocar água ao lume. Quando a água estiver a ferver, acrescente o chá verde – e a menta se quiser; quebre as folhas para o sabor ser mais intenso – e deixe repousar nuns minutos.
Adicione depois o açúcar ou não, e também pode colocar hortelã.
Por vezes, também acrescentam outras ervas como salva, tomilho e alecrim.
O tempo de infusão é de cerca de 3 minutos.
Em Marrocos, o chá é servido no bule Berber, com desenhos mouros e feito em latão ou em banho de prata. O servir é também muito particular.
Tem uma tradição de se puxar alto o bule e acertar com o chá nos pequenos copos de vidro – alguns com riscos coloridos.
São os conjunto de bule, copos e um tabuleiro, também em latão, que são muitas vezes comprados pelos turistas para depois servirem em casa o verdadeiro chá marroquino.
- See more at: http://www.marrocos.com/culinaria/cha-menta-marroquino/#sthash.nhImZhMs.dpuf

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...