19/01/2014

Bacalhau Fofo com Tomate



Ingredientes:

 3 postas de bacalhau
 1 cebola
 3 dentes de alho
 8 ovos
 80 g de farinha
 2 colheres (sopa) de azeite
 1 colher (sopa) de margarina
 2 folhas de louro
 Coentros q.b.
 Noz-moscada q.b.
 Sal e pimenta q.b.
 Margarina para untar

Ingredientes para molho:

1 lata grande de tomate pelado 1 cebola
2 dentes de alho
0,5 dl de azeite
Coentros q.b.
Sal e pimenta q.b.

 

Preparação:

Demolhe atempadamente o bacalhau. No dia, leve-o a cozer em água com as folhas de louro, deixe-o amornar, rejeite-lhes a pele e as espinhas e desfie-o finamente. Passe 5 dl da água de cozer pelo passador de rede, tempere-a com noz-moscada e reserve.
Descasque e lave a cebola e os alhos e pique-os finamente. Leve um tacho ao lume com o azeite e a margarina, junte depois a cebola e os alhos e deixe refogar até ficar douradinho. Polvilhe com a farinha aos poucos e mexendo sempre e acrescente de seguida o caldo quente que reservou, mexendo sempre para que não fique com grumos.
Retire do lume, junte as gemas mexendo sempre até arrefecer, adicione então o bacalhau e coentros picados, misture e rectifique os temperos. Por fim, bata as claras em castelo, envolva-as na mistura, verta para um pirex untado com margarina e leve ao forno pré-aquecido a 170ºC durante 20 minutos ou até que fique cozido e douradinho.

Entretanto faça o molho:
descasque e lave a cebola e os alhos, corte tudo em pedaços, deite-os num tacho, adicione o tomate pelado com o molho, 1 dl de água, o azeite e um raminhos de coentros, tempere com sal e pimenta, leve ao lume e deixe cozinhar 10 minutos. Retire do lume, reduza a puré, deite por cima do pirex do bacalhau logo após tirar do forno e sirva decorado a gosto.



http://www.teleculinaria.pt/news.aspx?menuid=33&eid=9404&bl=1&page=3

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...