28/11/2013

Semifreddo de Mascarpone com Calda de Romã

Divulgação

Ingredientes:

Calda:

sementes de duas romãs
100 mililitro (ml) de xarope de Grenadine (xarope de romã)
1 colher(es) de sopa de açúcar
1 1/2 xícara(s) de chá de água

Pudim:

3 xícara(s) de chá de creme de leite fresco
2 colher(es) de sopa de gelatina em pó
1 colher(es) de sopa de água gelada para dissolver a gelatina
12 gemas em temperatura ambiente
1 1/2 colher(es) de chá de extrato ou essência de baunilha
1 2/3 xícara(s) de chá de queijo mascarpone
1/2 copo(s) de espumante ou vinho branco

 

Modo de preparo:

Calda:

Leve ao fogo o açúcar e a água até dissolver. Acrescente o xarope de grenadine e as sementes de romã. Deixe atingir o ponto de calda. Reserve.

Pudim:

Em uma panela pequena misture 1 xícara de creme de leite com o pó da gelatina em fogo baixo, mexendo sempre, até a gelatina dissolver. Deixe esfriar completamente. Reserve.
Prepare uma tigela grande cheia com água gelada. Reserve.Em uma tigela média de aço inoxidável, misture as gemas, 1 xícara de açúcar e a essência de baunilha. Coloque a tigela em banho-maria utilizando uma panela com 1 centímetro de água fervente e cozinhe em fogo moderado, mexendo com um batedor de arame constantemente até a mistura ficar espessa e clara. Ela é a base consistente do Semifreddo.
Bata esses ingredientes por 10 minutos até atingir a temperatura de 70°C. Se não tiver um termômetro, use os dedos para constatar a temperatura: ela deve ser quente, mas não suportada por muito tempo.
Ao final, coloque a tigela para esfriar na água gelada e siga batendo por mais três minutos. Deixe esfriar e reserve.
Use uma batedeira elétrica para bater as 2 xícaras de creme de leite restantes em velocidade média-alta até formar picos moles, como chantilly. Junte o mascarpone e o restante do açúcar. Junte 1/4 do chantilly com mascarpone à mistura de gemas usando uma espátula. Reserve na geladeira.
Derreta a gelatina restante no espumante (ou vinho branco) e misture aos 3/4 restantes do chantilly com mascarpone.
Misture o chantilly com gelatina ao creme de gemas resfriado. Use o batedor de arame e tenha cuidado de mexer até ficar homogêneo, da mesma cor e sem faixas.
Despeje em um molde de silicone ou forma de sua preferência espalhando de maneira uniforme. Cubra com filme plástico, pressionando-o diretamente sobre a superfície do semifreddo. Leve à geladeira por, ao menos, 24 horas. Ele deve ficar muito firme. Ao final, retire o semifreddo do molde com cuidado, balançando suavemente sobre uma travessa. Cubra com a calda de romã e sirva.


 http://comidasebebidas.uol.com.br/receitas/2012/12/31/semifreddo-de-mascarpone-com-calda-de-roma.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...