24/11/2013

Doce Fino do Algarve

doce fino do Algarve


 Este doce regional do Algarve é muito conhecido e apreciado aquém e além fronteiras de Portugal. Os estrangeiros conhecem-no como docinho de marzipan, uma vez é é feitio a partir de uma mistura de massapão, à base de amêndoa, o ingrediente mais comum na doçaria tradicional algarvia, açúcar e clara de ovo. Esta massa, também é conhecida como massa de amêndoa, massa de doce regional ou massa de morgadinho, Depois de preparada a massa, são moldadas figuras, normalmente frutas e animais pequenos, pintados com corantes alimentares de cores alegres para criar uma boa imitação do objeto real. Estas deliciosas figuras são ainda recheadas com fios de ovos.
Depois de moldados, estes doces conservam-se muito bem no frigorífico, cobertos com um pano húmido.


Ingredientes:
(cerca de 20 doces)
300 g de amêndoa ralada
300 g de açúcar fino
água q.b.
fios de ovos p/ o recheio
corantes alimentares q.b.
300g de amêndoa pelada


Confeção:

De véspera, rale muito bem as amêndoas até ficarem em pó, sendo a pesagem feita após este processo.
Leve o açúcar a ferver em lume brando, com um pouco de água (só a suficiente para o absorver), mexendo de vez em quando.
Depois de ferver cerca de cerca de 3 minutos, junte a amêndoa ralada e mexa bem para que não crie grumos. Continue a mexer até a  massa ficar com uma consistência moldável.
Retire do lume e continue sempre a mexer até arrefecer a ponto de poder ser trabalhada com as mãos.
Deite a massa sobre a pedra da bancada e amasse. Nesta altura, como já está fria, começa a ficar mais dura, pelo que lhe será fácil formar uma bola.
Coloque a bola de massa de amêndoa num recipiente, tape e deixe repousar de um dia para o outro.
No dia seguinte, faça pequenas bolinhas, abra-as e coloque nelas um pouco de fio de ovos (só mesmo um pouco, para que não fiquem muito inchadas e seja possível moldá-las).
Molde figuras do seu agrado (tradicionalmente, fazem-se figuras relacionadas com a natureza – frutas e legumes, animais, flores, entre outras).
Colore as figuras com corante alimentar. As cores mais usadas são o rosa-claro (para pétalas e flores), o amarelo (para o olho das flores), o verde (para as folhas) e o castanho (para os troncos).
Coloque em formas de papel frisado e delicie os seus familiares e/ou amigos com este maravilhoso doce regional algarvio.


 http://www.docesregionais.com/doce-fino-do-algarve/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...