06/11/2013

Cornucópias

Foto: Quem gosta mete um Like <3

CORNUCÓPIAS
 
Para a massa: 250 g de farinha; 3 colheres (sopa) de manteiga;1 colher (chá)  de fermento em pó;  sal q. b.; azeite ou óleo (para fritar); açúcar e canela (para polvilhar)
 
 
Para o recheio: 1 chávena (almoçadeira) de doce de ovos-moles. Misture e amasse a farinha, a manteiga, o fermento, o sal e a água até conseguir obter uma massa própria para tender. Tenda a massa com a espessura de cerca de 2 ou 3 mm. Corte em tiras de 1.5 cm de largo, e enrole em espiral, partindo de cima para baixo em forma de cornucópias, aconchegando bem. Frite em azeite ou óleo, ou mistura dos dois, a 160 ºC. Retire as cornucópias, passe-as por açúcar e canela e recheie com o doce de ovos-moles.
 
 
Pastelaria Alcoa – Alcobaça . Receita retirada do livro: “Doçaria Conventual na Mostra de Alcobaça”- Chefe Silva  (Texto Editores – 2004 )
https://www.facebook.com/deliciasdaestrela/app_160650480751745

A origem deste doce conventual vem da cornucópia, um vaso que possui uma forma de corno e no seu interior está repleto de frutos e flores, o que, antigamente, queria simbolizar a fartura, a abundância.
Posteriormente, sabe-se que o doce Cornucópia foi inventado pelas freiras, ou seja, é um dos muitos doces conventuais existentes, todavia não existe uma história que possa comprovar que existe um elo de ligação entre o doce e a antiguidade, todavia pensa-se que, efectividade, há esse elo de ligação, pois o doce tem essa mesma forma e é recheado, não com frutos e flores, mas sim com um creme.



Ingredientes:

Para a massa:
250 g de farinha
3 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de fermento em pó
 sal q. b.
azeite ou óleo (para fritar)
 açúcar e canela (para polvilhar)


Para o recheio: 

1 chávena (almoçadeira) de doce de ovos-moles. 


 Preparação:

Misture e amasse a farinha, a manteiga, o fermento, o sal e a água até conseguir obter uma massa própria para tender. Tenda a massa com a espessura de cerca de 2 ou 3 mm. Corte em tiras de 1.5 cm de largo, e enrole em espiral, partindo de cima para baixo em forma de cornucópias, aconchegando bem. Frite em azeite ou óleo, ou mistura dos dois, a 160 ºC. Retire as cornucópias, passe-as por açúcar e canela e recheie com o doce de ovos-moles.

  


 Receita retirada do livro: “Doçaria Conventual na Mostra de Alcobaça”-2004

1 comentário:

  1. Deliciosas!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/crumble-de-marmelo-com-aveia-e-nozes.html

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...