26/11/2013

Como Organizar a Festa de Natal

Velas de decoração

O Natal é a grande festa do ano, a festa da família, do amor e da alegria, mas sobretudo a festa das crianças. Mas o Natal é também uma enorme refeição que partilhamos com a família e amigos.
Originalmente, esta festa era apenas um pequeno lanche de bebidas quentes e pequenas iguarias que se colocavam na mesa e todos partilhavam. Atualmente, nos dias 24 e 25 de Dezembro a mesa é recheada com os mais apetitosos pratos e as mais deliciosas iguarias.
Organizar a festa e Natal pode ser um trabalho moroso, cansativo e cheio de stress, por isso, ficam aqui algumas dicas para fazer desta festa um momento mágico e inesquecível.

A decoração da mesa de Natal:

Divirta-se criando um tema, com uma imagem e cor. A ideia é que toda a casa fique decorada com um tema recorrente, podendo mesmo ser usado  nos convites, nos envelopes, no papel de presentes, e na decoração da casa em si, colados ou pendurados nas janelas, portas ou móveis. Poderá ser uma folha de azevinho, uma árvore ou uma estrela. Ao optar por uma imagem, desenhe e corte em vários tamanhos, decorando com as cores que escolheu. Faça peças grandes e médias para decorar a casa. Cole pequenas peças nos cartões que marcam o lugar de cada convidado, espalhe algumas pela mesa, mas sem exagerar.
Se optou por um sistema de buffet, com um ou dois dias de antecedência, decore a mesa com uma toalha com motivos alusivos ao Natal, copos, guardanapos e pratos que invoquem as cores natalícias. Utilize guardanapos vermelhos e verdes. Aproveite esta altura do ano para utilizar o serviço de loiça e talheres que usa só em ocasiões especiais: o Natal merece. Se pretende uma decoração mais tradicional, lembre-se que as cores de Natal são o verde e vermelho, o dourado e prateado.

Organizar o Jantar de Natal:

Quando nos predispomos para confecionar o jantar de Natal, podemos pensar em mil e uma iguarias, mas se não quer dececionar os seus convivas recordamos que o que se espera do Natal é o bacalhau, o peru, as rabanadas, as farofas. Tudo o resto pode ser maravilhoso, mas o melhor é deixar para outro jantar. Este é o tradicional e deverá pensar apenas em pratos tradicionais.

6 pontos a ter em conta quando organiza o jantar:

  1. Faça uma lista de todos os convidados e confirme a presença deles na ceia de Natal (se tem uma família grande, é essencial a confirmação para não haver convidados de última hora ou lugares vazios à mesa).
  2. Distribua as iguarias que está a pensar fazer pelos convivas. Se cada um trouxer um doce para a festa ou um dos pratos combinados, o trabalho é distribuído por todos e não a sobrecarregará apenas a si. Aponte tudo para que não haja repetições de iguarias, e principalmente, não force ninguém a trazer nada. Apenas sugira! Sugira também outras coisas para os convidados trazerem, como vinhos por exemplo.
  3. Poucos dias antes da festa de Natal tenha a certeza de quem vem e do que traz.
  4. Prepare a sua casa para o Natal e para receber os seus convidados. Tenha a certeza que há lugares sentados para todos. O sucesso de uma festa de Natal passa pela decoração.
  5. Nos dias anteriores à festa, adiante todos os pratos e afazeres que terá de preparar. Por exemplo, o bacalhau já deve estar demolhado, o peru temperado, e o polvo até pode ficar cozido com 24 horas de antecedência. A decoração do jantar já deve estar feita: siga a máxima “não deixe para amanhã, o que pode fazer hoje”.Tente fazer o máximo possível.
  6. Antes de chegarem os convidados certifique-se que está tudo organizado. O peru no forno, o bacalhau cozido, a mesa posta! Aproveite o tempo para estar com a família e amigos mais chegados, e tenham um Delicioso Natal!


 http://asminhasreceitas.com/artigos/como-organizar-festa-natal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...