25/10/2013

Bolo Xadrez


Ingredientes:

Pão de ló:
5 ovos
2 xícaras de açúcar
1 xícara de leite fervendo
1 xícara de maisena
1 ¾  xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó





Modo de fazer:

Na batedeira, bata as claras em neve e quando estiver durinha vá colocando as gemas uma a uma batendo sem parar. Coloque o açúcar “polvilhando”, pois se jogar tudo de uma vez na tigela, apesar de estar batendo, vai afundar um pouco e perder o aerado.
Enquanto deixa essa mistura batendo, coloque o leite para ferver. Fique de olho, pois quando o leite subir, imediatamente você irá colocar na mistura, mas tem que ser em “fio”, aos pouquinhos e batendo sempre. Isso vai cozinhar um pouco os ovos.
Enquanto essa mistura está batendo, coloque em uma vasilha os ingredientes secos e misture (inclusive o fermento). Quando sentir que a tigela está fria novamente, desligue a batedeira. Agora você irá mexer. Bem delicadamente, peneire aos poucos os ingredientes secos já misturados sobre a massa enquanto mexe.
Quando estiver misturado sem mexer demais, jogue a massa em uma forma redonda, 28cm de diâmetro com 5 cm de altura, já untada e enfarinhada. O ideal seria uma de fundo removível, mas não daquelas que tem uma alavanca do lado, porque essa pode arrebentar o bolo na lateral. As formas de fundo removível comuns são as que dão mais certo.
Deixe assar por 40 minutos. Retire quando estiver bem corado. Você irá usar a mesma forma para montagem.

Calda:
Coloque para ferver em uma panela 3 xícaras de açúcar e duas de água, com pau de canela, uns 3 cravos (se quiser) e casca de laranja. Deixar ferver até reduzir e engrossar. Usar a calda fria.

Mousse de chocolate:
600 grs de chocolate meio amargo
600 grs de chocolate ao leite
5 ovos
6 colheres de açúcar (bem cheias)
1 envelope de gelatina incolor sem sabor + ½ xícara de água
2 caixinhas de creme de leite




Modo de fazer:

Você irá fazer essa receita de mousse somente na hora que for começar a montar, pois como tem gelatina na receita, se você colocar na geladeira para usar depois vai endurecer e para o bolo xadrez você não irá mais conseguir trabalhar.
Derreta o chocolate em um refratário. Em uma tigela, bata as claras em neve e reserve. Em outra tigela maior (onde irá preparar o mousse) bater as gemas com o açúcar até ficar bem clarinho (quanto mais bate, mais some o gosto de ovo).
Hidrate a gelatina em ½ xícara de água e leve ao micro-ondas para derreter. A gelatina não pode ferver nem esquentar demais sob o risco de perder o “poder gelificante”, ou seja, a função de deixar o mousse mais firme é anulada e você pode estragar a receita por isso.
Coloque a gelatina e o creme de leite na tigela com a “gemada” e misture. Quando estiver homogêneo, acrescente o chocolate (frio) aos poucos, mexendo sempre e, por último, incorpore as claras em neve.

1 comentário:

Deixe o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...